Quer entender as mudanças propostas para o Ensino Médio?

Então, participe do seminário que vai ocorrer amanhã, dia 13, no Salão Paroquial do Rocio. Escolas do Litoral foram ocupadas por estudantes que reivindicam mudanças em Medida Provisória

rocioA Secretária de Estado de Educação realizará através dos Núcleos Regionais de Educação “Seminário Descentralizado sobre o Ensino Médio: Contextualização e Desafios” no dia 13 de outubro , no Salão Paroquial do Rocio, das 08h30 às 17hrs.

Mais de 10 escolas do Litoral foram ocupadas por estudantes que criticam as mudanças propostas pelo governo federal quanto ao Ensino Médio.

De acordo com nota divulgada pelo Núcleo de Paranaguá, o Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica que tem a finalidade de preparação para a continuidade dos estudos, para o trabalho e exercício da cidadania. Fase de consolidação dos saberes científicos e sociais e autonomia do pensamento para a compreensão da realidade (LDB 9394/96).

Segundo a SEED, as pesquisas sobre o Ensino Médio mostram que, de cada quatro alunos matriculados, um não tem sucesso na aprovação para a série seguinte, ou para concluir o ensino médio.

Os estudos também apontam que:

  • 89% de estudantes chegam ao final do Ensino Médio sem aprender o mínimo desejado em Matemática;
  • No Brasil, pouco mais da metade (54,3%) dos jovens terminam o Ensino Médio aos 19 anos de idade;
  • O Censo Demográfico (IBGE, 2012) mostrou que o Brasil possui uma total de 10.357.874 na faixa etária de 15 a 17 anos. Destes, 3.289.510 encontravam-se matriculados ainda no Ensino Fundamental, Aproximadamente seis milhões estavam no Ensino Médio, próximo a um milhão de jovens nessa faixa etária encontrava-se totalmente fora da escola.

Diante deste breve contexto, deparamo-nos frente à necessidade de análise e discussão sobre a Medida Provisória nº 746, datado de 22 de setembro de 2016, que, resumidamente:

  • Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral;
  • altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996,que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
  • altera a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Tendo como objetivo:

* Proporcionar espaço e tempo para a leitura da Medida Provisória  nº 746,de 22 de setembro de 2016:

* Esclarecer sobre o contido na Medida Provisória nº 746 de 22 de setembro de 2016, uma vez que este documento propõe mudanças no Ensino Médio,

* Oportunizar aos participantes, com o apoio de um mediador, o registro e sistematização das discussões realizadas nos grupos e, ato contínuo, apresentar as contribuições e dúvidas em plenária para posterior encaminhamento á SUED.

Para este encontro estão sendo convidado o Diretor, representante do Conselho Escolar (professor) representante da APMF (pai, mãe ou responsável e o grêmio Estudantil).

O Paraná sai a frente na discussão entendendo que a participação coletiva desta reforma, deve ser feita de forma democrática e efetiva, uma vez que existem fatores relevantes que não permitem que todos concluam o Ensino Médio.

Serviço

Salão Paroquial do Rocio, sito no Endereço: Praça Thomaz Sheehan, 211 – Rocio , Paranaguá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *