Mais uma data marcada para o Carnaval de Paranaguá. Agora vai?

Carnaval e festa de fim de ano ao mesmo tempo na Praça Mário Roque

praca29O presidente da Fundação Municipal de Turismo, Christiano Maia Aichinger, informou ao presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (AESP), Júlio Cesar Mariano, sobre a nova data marcada para a realização do carnaval em Paranaguá.

O adiamento do último dia 3 ocorreu devido ao trágico acidente envolvendo a equipe de futebol Chapecoense. Mesmo depois de ter confirmado de que haveria uma homenagem ao time e diante da pressão enfrentada, especialmente, nas redes sociais, o prefeito Edison Kersten decidiu cancelar, mais uma vez a apresentação das escolas de samba em Paranaguá.

A nova data para a realização do evento será dia 31 de dezembro, ocorrendo simultaneamente às festas de fim de ano, na praça de eventos Mário Roque.

“Cabe ressaltar que a ocorrência do carnaval é obrigatória devido ao repasse financeiro realizado pela Prefeitura às escolas de samba, além de ser uma recomendação expressa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná”, confirma o presidente da Fumtur em documento encaminhado à AESP. A decisão foi tomada no último dia 14.

Histórico

Em dezembro de 2015, as escolas de samba receberam uma parte dos recursos, om o objetivo de agilizar a compra de materiais para confecção de roupas e alegorias.

O carnaval de 2016 estava para acontecer como na maior parte do país, no início do ano. A cidade já enfrentava a epidemia de dengue e foi por causa da primeira morte, que o poder público decidiu cancelar o evento.

Foi aventada a possibilidade de se fazer a festa em julho. Tivemos um inverno mais rigoroso, o que impediu mais uma vez a realização do evento. A data, então foi transferida para setembro ou outubro e a repercussão popular fez com que a Prefeitura cancelasse pela terceira vez.

Dia 3 de dezembro ficou definido para o desfile das escolas. E, por causa da tragédia da Chapecoense e, principalmente em função da pressão popular, via redes sociais, o prefeito decidiu pelo quarto cancelamento em um ano.

Com o momento de crise, acredita-se que muitas pessoas aproveitarão para passar as festas de fim de ano na própria cidade, o que deve movimentar a praça Mário Roque (29 de Julho), onde shows sempre acontecem a cada final de ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *