Morador de Paranaguá foi resgatado, mas não resistiu ao afogamento em Matinhos

whatsapp-image-2017-01-04-at-20-09-35Na tarde desta quarta-feira, 04, por volta das 16h, o Corpo de Bombeiros atendeu uma vítima de afogamento, no Balneário Marajó, em Matinhos. Telmo de Araújo, de 31 anos, era morador do bairro Figueira. Ele estava acompanhado dos familiares e é morador de Paranaguá, ao adentrar o mar nas proximidades do Posto de Guarda-Vidas (PGV) afogou-se na linha da primeira arrebentação. 

whatsapp-image-2017-01-04-at-20-09-44-1Imediatamente os Guarda-Vidas Bombeiro Militares realizaram o salvamento,  retirando-o poucos minutos depois em parada cardiorrespiratória. Na areia, iniciou-se procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP).

Além dos Guarda-Vidas do PGV, chegaram no local para atendimento uma equipe de Bombeiros Militares por terra e outra por mar, com uma Moto Aquática de Salvamento da Corporação e uma equipe com a Auto Ambulância do SAMU. 

Ainda, houve o apoio do helicóptero Falcão III do Batalhão de Policia Militar de Operações Aéreas da Policia Militar (BPMOA) trazendo o médico e equipamentos para o atendimento avançado na areia. 

whatsapp-image-2017-01-04-at-20-09-46Os guarda-vidas e o médico realizaram RCP por cerca de 40min, momento em que houve a recuperação dos batimentos cardíacos espontâneos.
Com apoio da Coordenação do SAMU-Litoral, a transferência do jovem foi realizada pelo Falcão III por volta das 17h00min para o Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, com  ventilação assistida.

Telminho como era conhecido, deixou esposa e 4 filhos, trabalhava no sindicato dos ensacadores por muitos anos, e também trabalhava com frequência perfurando Poços Artesianos.

O velório foi realizado na Igreja Pentecostal de Deus na Vila Marinho, e o sepultamento aconteceu no Cemitério São Bendito na Vila Itiberê, localizado na rua Domingos Peneda.

Cuidados

O Corpo de Bombeiros informa que o horário e a localização do Posto de Guarda-vidas podem ser encontrados no site www.bombeiros.pr.gov.br e pelo Aplicativo Bombeiros Paraná.

Lembrem-se sempre, afogamento não é acidente, não acontece por acaso, tem prevenção e essa é a melhor forma de tratamento.

NADE ENTRE AS BANDEIRAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *