Paranaguá apresenta ‘alto risco’ para dengue

SESA chama a atenção para o Serviço de Alerta Climático de Dengue do Laboratório de Climatologia da UFPR. Confira os números de casos de dengue do Litoral

5.1-mapa dengueA Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgou novo boletim com o número de casos de dengue no Paraná.O novo boletim chama a atenção para o Serviço de Alerta Climático de Dengue do Laboratório de Climatologia da UFPR disponível no endereço www.laboclima.ufpr.br referente à semana 02/2017 para que os municípios identifiquem sua situação de risco para a condição favorável à proliferação do mosquito da dengue e intensifiquem as medidas de controle necessárias.

O Laboratório de Climatologia (UFPR/LABOCLIMA), fornece informações sobre as condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, e apresenta semanalmente os graus de risco para o desenvolvimento do vetor, contribuindo para o planejamento das atividades desse controle pelos municípios.

Das 18 estações meteorológicas avaliadas na Semana Epidemiológica 02/2017 com relação as condições climáticas favoráveis à reprodução e desenvolvimento de focos (criadouros) e dispersão do mosquito Aedes aegypti , 03 (três) estavam com risco médio e 15(quinze) com risco alto.  No Litoral do Paraná, as cidades onde já foram registrados casos neste ano, que são Paranaguá e Guaratuba, também já são mostradas no mapa como locais de alto risco para proliferação do mosquito.

Casos- O boletim, divulgado nesta semana, mostra que mais de 1.000 casos foram notificados e 35 casos autóctones – quando a pessoa pega a doença na cidade onde mora – foram confirmados sendo 34 em Paranaguá e um no município de Guaratuba.

Quanto à distribuição etária dos casos confirmados, 46,95% concentraram-se na faixa etária de 20 a 49 anos, seguida pela faixa etária de 10 a 19 anos com 21,60 % dos casos. O sexo feminino foi o mais atingido na faixa etária de 20 a 49 anos.

O informe técnico número 21 divulgado nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde apresenta 403 casos de dengue no Paraná. Desde o início deste período epidemiológico, o Paraná já confirmou casos em 82 cidades, espalhados por 20 Regionais de Saúde.

Os municípios com maior número de casos confirmados são Maringá (78), Londrina (53) e Paranaguá (34). Os casos de chikungunya passaram de 10 para 12, sendo quatro autóctones, ou seja, contraídos no próprio local de residência. Em relação ao zika, são três casos confirmados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *