Secretaria de Portos vai aumentar o calado do Porto de Paranaguá

Canal da Galheta

Canal da Galheta

A SEP Secretaria dos Portos vai fazer a expedição da ordem de serviço para início das obras da dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. Esta obra já foi contratada pelo Governo Federal.
O preço do serviço supera os R$ 300 milhões e tem prazo de 11 meses para ser executada .
Esta obra é considerada uma das mais importantes para o porto paranaense, pois aprofunda o canal de acesso ao porto e permite que navios ainda maiores possam atracar em Paranaguá. A dragagem de aprofundamento prevê a retirada de mais de 14 milhões de metros cúbicos de sedimentos ao longo de todo o canal e na bacia de evolução. A área externa do canal passará de 15 metros de profundidade para 16 metros. Na área, o canal passará de 13,5 metros para 15 metros de profundidade. O restante do canal e a bacia de evolução passarão a ter 14 metros de profundidade – hoje, são de 12 a 13 metros.

Depois da obra, navios com calado de 12,8 metros de profundidade poderão atracar no porto, enquanto o limite atual é de 12,3 metros.
É uma obra muito aguardada e que é fundamental para manter Paranaguá como referência entre os portos do Brasil. O projeto estáva na fila de obras do governo federal desde 2008.

A nova profundidade vai afetar diretamente a produtividade do Porto de Paranaguá.Além de navios maiores, o porto terá uma possibilidade de operar com mais agilidade a todo momento.
O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, assinou a ordem de serviço para melhorar o acesso ao porto.

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