A partir do dia 6 haverá mudança no agendamento de transporte na rede pública de saúde

Marcar viagens só será possível pessoalmente, no período da manhã, a partir do próximo dia 6 de janeiro. A Semsap transporta 89 pacientes diariamente para hospitais e clínicas de Curitiba e outros municípios da região metropolitana.

23194A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) continua tomando algumas medidas no Setor de Transporte para melhor atender quem precisa fazer tratamento médico em Curitiba e em cidades da região metropolitana. A partir do dia 6 de fevereiro (próxima segunda-feira) o agendamento para viagens só poderá ser feito pessoalmente, na sede da Semsap, na avenida Gabriel de Lara, entre 8h e 12h, e com apresentação da devida documentação que comprova o encaminhamento médico para tratamento fora de domicílio (TFD).
A mudança ocorre para otimizar o atendimento da equipe do Setor de Transportes, tendo em vista que não havia tempo para telefonar um dia antes para cada um dos pacientes que tinham marcado viagem, conforme a superintendente de Gestão em Saúde da Semsap, Lígia Cordeiro.

“Em conversa com o secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique Oliveira, e a equipe do Setor de Transporte, foi verificada a necessidade de otimizarmos o atendimento. Esta gestão assumiu com vários problemas técnicos, que estamos tentando resolver. Por isso pedimos a compreensão da população”, destacou a superintendente.

Com as mudanças realizadas a partir do dia 6 será possível inclusive realizar encaixes em caso de desistência, o que otimiza o serviço prestado. Vale lembrar que para marcar viagem é necessário apresentar comprovante da consulta ou exame com data a ser realizado em hospital ou clínica de Curitiba ou outro município da região metropolitana, para que sejam coibidos os casos constatados de pessoas que acabam se utilizando deste serviço indevidamente, apenas como carona para a capital, ocupando a vaga de quem realmente precisa dela para tratamento de saúde.

LOCAÇÃO DE MAIS VEÍCULOS
O secretário municipal de Saúde revelou que a determinação do prefeito Marcelo Roque é para investir o que for necessário para que o Setor de Transporte atenda adequadamente a população.

“Já estamos providenciando uma licitação para locação de mais veículos para fazer o transporte a Curitiba e região metropolitana, inclusive adaptados, pois temos pacientes que têm limitações físicas e precisam desse atendimento diferenciado”, explica o secretário.

Atualmente, a Semsap transporta 89 pessoas (entre pacientes e acompanhantes) diariamente a Curitiba e região metropolitana. Há casos de pacientes acamados ou com alguma dificuldade física temporária, o que necessita de transporte por ambulância. Também há situações emergenciais, que demandam deslocamentos que não estavam programados pela equipe do Setor de Transporte. Com a abertura de novos processos licitatórios para locação de veículos, a Semsap em um curto espaço de tempo, implantará dois horários de saída para atender os TFD’s, proporcionando maior comodidade à população, que não mais precisará esperar o dia todo para retornar à Paranaguá.

DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÍDA

A primeira medida da administração do prefeito Marcelo Roque para o Setor de Transportes da Semsap foi a descentralização da saída dos veículos que vão a Curitiba, que passou a valer desde o dia 1.º de fevereiro.

Anteriormente, o embarque só era feito no Hospital João Paulo II, às 6h, mas agora também ocorre na sede da Secretaria, na avenida Gabriel de Lara, às 5h, e depois na unidade Dona Baduca, no bairro Itiberê, a partir das 5h30.

Fonte: Secom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *