Mais fiscalização nas avenidas usadas para entrada da cidade

No mesmo dia em que uma mulher foi atropelada na Avenida Bento Rocha, aconteceu encontro entre os representantes do poder público e Polícia Rodoviária Federal (PRF) para definir aumento da fiscalização e iluminação nas avenidas Bento Rocha (estadual) e Ayrton Senna (federal)

capa-entrada-da-cidade-2Você já andou na Avenida Ayrton Senna ou pela Bento Rocha, ou pelo menos, já ouviu falar das dificuldades e dos problemas registrados nestas duas vias. Tenho certeza.

Falta iluminação, sobra sujeira e alto tráfego de carros, caminhões, motos, bicicletas e pedestres. Uma mistura que, infelizmente, provoca acidentes e até mortes.

A realização de melhorias urbanísticas e de fiscalização policial de trânsito nas vias de entrada de Paranaguá – avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha, foi o objetivo conjunto estabelecido em uma reunião entre o prefeito Marcelo Roque e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná, Adriano Marcos Furtado.

A PRF também será parceira do município para dialogar junto ao Governo Federal e Estadual, bem como com a Ecovia, para a revitalização das duas avenidas, uma necessidade existente em Paranaguá há muitos anos.

“Neste primeiro momento, tratamos a respeito da iluminação pública, a PRF entrará em contato com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) já nos próximos dias por meio de ofício para possibilitar juridicamente esta benfeitoria”, completou.

Estudo

As duas avenidas não são de responsabilidade do município, porém a Prefeitura, entendendo a situação preocupante, irá estudar meios jurídicos de atuar na manutenção das vias.

De acordo com o superintendente da PRF, Adriano Marcos Furtado, a falta de iluminação traz inúmeros problemas sociais e de segurança no trânsito. “A iluminação reduz atropelamentos,mortes, prostituição, assaltos, entre outros problemas sociais. Temos antecedente documental em outros municípios do Paraná onde município iluminaram as vias junto ao DER em áreas vulneráveis. Este pagamento da iluminação pode ser conjunto entre o DER e a Prefeitura, algo que já ocorre na Linha Verde em Curitiba, por exemplo. Estamos à disposição da Prefeitura, somos aliados do município no campo operacional e de gestão. A população precisa e merece uma resposta sobre a entrada da cidade”, completa.

De acordo com o prefeito, as luminárias e postes poderiam ser cedidas pelo município, com uma contrapartida do DER. “Este é um problema que não pode mais continuar, temos que melhorar a entrada de Paranaguá. Agradecemos à PRF por vir espontaneamente firmar esta parceria, lutando conosco pela revitalização destes locais. Além disso, iremos acionar o Governo do Estado, a União e a Ecovia para benfeitorias nas avenidas Bento Rocha e Ayrton Senna”, disse Marcelo Roque.

“Já existem projetos do Estado e Governo Federal para estes locais, algo que pretendemos agilizar. A concessionária pode incluir em sua renovação os trechos das vias até o porto de Paranaguá, o que é correto logisticamente e mais justo com a população parnanguara”, completou.

Integração entre PRF e GCM

Outro item destacado na reunião foi uma futura parceria entre PRF e Guarda Civil Municipal (GCM) para fiscalização nas avenidas Bento Rocha e Ayrton Senna. “Queremos criar um modelo conjunto de integração entre a PRF e a GCM, incluindo também a Polícia Militar do Paraná (PMPR), com intensificação da fiscalização em prol da redução de acidentes. O objetivo é criar um sistema maior de segurança no trânsito na entrada da cidade, algo que reduzirá possíveis assaltos, bica corrida e prostituição nestas vias, somado com a iluminação”, ressalta o superintendente da PRF.

“Além deste modelo conjunto que será estudado junto ao nosso secretário de Segurança, João Carlos Silva, a PRF se disponibilizou a futuramente realizar treinamentos de capacitação com nossos guardas civis municipais (GCM´s). A nossa gestão é voltada ao diálogo, estamos à disposição das autoridades com o objetivo constante de melhorar a qualidade de vida do parnanguara”, finaliza o prefeito Marcelo Roque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *