Congresso do PT-PR reúne 300 delegados no Litoral

Cinco chapas fecham consenso sobre tese-guia
3.3-IMG_9097Depois de intenso debate, delegados do 6º Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores do Paraná (PT-PR), realizado no último final de semana no Litoral do Estado, decidiram unificar o debate sobre os rumos do Partido em torno de uma única tese-guia. O texto básico escolhido para orientar as próximas discussões do encontro foi o da chapa 400 – Reconstrução Socialista.


Durante a tarde, divididos em grupos, delegados analisaram os pontos da tese e formulam emendas ao texto básico. Entre os pontos principais dessa discussão estão a reestruturação e organização de base do PT-PR, o fortalecimento do Partido para as disputas em 2018, a resistência ao golpe de estado no Brasil, a defesa da democracia, do PT, do legado dos governos petistas e da candidatura de Lula novamente à Presidência da República, bem como a oposição ao governo de Beto Richa no Paraná e o combate aos desmontes dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras em tramitação no Congresso Nacional.

Para o presidente do PT-PR, deputado federal Enio Verri, o Brasil atravessa um momento de exceção política e o desafio colocado para os petistas reunidos nos congressos estaduais que acontecem em todo o País é o de aprofundar o debate sobre essa conjuntura e decidir o rumo da legenda. “Que partido queremos construir daqui pra frente? É isso que viemos debater aqui”, pondera. “A democracia sofreu um golpe. Os direitos dos trabalhadores foram golpeados. A história vai cobrar da Direita deste País o que estão fazendo”, diz Enio. “Nós, da classe trabalhadora brasileira, temos de mostrar força, como já demonstramos nas manifestações do 8 de março, do 15 de março e no último 28 de abril, quando realizamos a maior greve geral do século”, acrescenta.

Até o final do congresso estadual, petistas paranaenses vão ainda escolher a composição da nova direção do Partido no estado e indicar delegados ao 6º Congresso Nacional do PT, que acontecerá entre os dias 1º e 3 de junho. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é aguardada no encontro. Ontem à noite, ela participou da abertura do congresso estadual do PT de São Paulo e, nesta manhã, do encontro estadual no Rio de Janeiro. A parlamentar paranaense e líder do PT no Senado federal é uma das candidatas do PT na disputa ao diretório nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *