Mais de 2 milhões de ratos em Paranaguá

A estimativa é de que existam 5 milhões porque há locais que ainda não passaram por estudo. Hoje, há um número de 17 ratos para cada habitante

DC 1.inddO professor Francisco Xavier da Silva de Souza, da UFPR Litoral, tratou do assunto “roedores” em duas ocasiões nas últimas semanas. A primeira foi durante o seminário realizado pelo Colégio Diocesano Leão XIII, a segunda, na última quarta-feira, dia 7, durante a Semana no Meio Ambiente na palestra que fez no Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá (MAE).

Mestre em Desenvolvimento Territorial e  Sustentável,  o professor defende uma ação de limpeza, especialmente, no setor portuário.

De acordo com seu estudo, há cerca de 2 milhões de roedores em Paranaguá, sem levar em conta algumas áreas que ainda não constam do estudo. Este número pode chegar a 5 milhões de ratos.

Um verdadeiro absurdo imaginar que as milhares de tocas reúnem cerca de 16 ratos para cada habitante de Paranaguá, como informou o professor.

Mais grave, ainda, é que cada roedor pode transmitir 30 doenças para os seres humanos. Mas o que provoca um número tão alto de ratos na cidade?

A fartura de alimentos para os roedores como soja e milho, entre outros grãos que podem ser encontrados em ruas e avenidas.

Como resolver o problema? De acordo com o professor, uma ação integrada  e não só na área portuária, mas em toda a cidade, entre outras ações. “Um plano de roedores integrado envolvendo poder público, porto e toda a população”, informou.

Um comentário em “Mais de 2 milhões de ratos em Paranaguá

  1. Morei em Paranaguá a trinta anos atrás e já era assim af ,chegou a ponto dos meus filios Serém mordidos por estes bichos asquerosos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *