Yossef é inspiração para doação de sangue e medula óssea

Garoto de 5 anos morreu por causa de uma leucemia e sua história tornou-se inspiração para professoras e colegas que agora incentivam doação, especialmente, de medula óssea amanhã, em Paranaguá

3.1- yossefAmanhã, dia 01 de julho, será realizada a campanha para cadastro de medula óssea no terminal de ônibus Daniel Bini, a partir das 8h.
Esta iniciativa faz parte do Projeto Yossef, iniciado pelos professoras da Escola Municipal Hugo Pereira Corrêa, onde Yossef dos Santos estudava.

3.1- yossefO menino descobriu que tinha leucemia em março de 2016 e, infelizmente, em maio deste ano, com 5 anos de idade, ele faleceu.

As professoras Paula Frison, Tatiane Cândido, Francielle Bezerra, Isabele dos Santos e Edilene Graciotto iniciaram esta campanha após um convite do hospital Erasto Gaertner, para uma palestra com o tema “Hospital e Escola, uma parceria que dá certo”.

E, então, surgiu a ideia de conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e medula óssea.

No próximo domingo, dia 2 de julho, Yossef completaria 6 anos. “Então decidimos fazer a ação no dia 1, porque acreditamos que o fluxo de pessoas é grande no terminal”, explicou uma das professoras.
Neste dia haverá programação durante todo o dia com o intuito de chamar atenção da população, estão incluídas atividades como músicas, apresentações, espaço kids, entre outros, enquanto ainda fazem panfletagem e esclarecimentos sobre o assunto.

Ação
Neste sábado, no período da manhã, das 9h às 12h, em parceria com o Hemepar, o grupo estará fazendo esclarecimentos sobre a doação de medula óssea, desde a coleta de sangue até a cirurgia, no caso do doador encontrar um receptor.
A coleta de sangue será feita durante toda a manhã.

Os doadores ganharão números para concorrer a camisetas da Seleção Brasileira, do Bayern de Munich autografada pelo jogador Rafinha e uma do time do Rio Branco com autógrafo de todos os jogadores.

Além das camisetas, serão entregues calendários com imã de geladeira, para que o doador marque qual a data para a próxima doação de sangue.
Também foi criado um blo para que sejam repassadas informações com esclarecimentos de leucemia. doação de sangue, medula e doenças infantis.
O grupo disponibiliza material para os professores discutirem o assunto em sala de aula como palavras cruzadas e outros materiais.. Também foi criado um gibi. Cada escola recebe 30 exemplares com os personagens Huguinho (mascote da Escola Hugo Pereira Corrêa) e do Yossef. O blog pode ser acessado clicando no link: projetoyossef.blogspot.com.br.

“Conhecemos o projeto no seu lançamento e parabenizamos o grupo de professoras que realizaram e se dedicaram a um projeto tão bonito e importante”, destacou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *