Corpo de Bombeiros e Defesa Civil promovem simulado de abandono em comunidade rural

WhatsApp Image 2017-08-06 at 18.18.49O Corpo de Bombeiros (CB) e a Defesa Civil (DC) promoveram no domingo, dia 6, um exercício de abandono da Floresta, pequena comunidade rural de aproximadamente 200 habitantes, entre moradores e frequentadores eventuais, situada no limite dos municípios de Morretes e Paranaguá.

WhatsApp Image 2017-08-06 at 18.18.58Esta região foi gravemente atingida pela catástrofe de 11 de março de 2011, quando uma vida foi perdida no local durante enxurradas e deslizamentos de terra. Naquele evento também houve feridos, além de várias propriedade destruídas ou danificadas. Desde então, melhorias no sistema de monitoramento climático foram implementados pelo Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR) e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), além de outras ações de reconstrução da comunidade, como melhoramentos no acesso e na iluminação pública.

WhatsApp Image 2017-08-06 at 18.18.49 (1)Visando a mais uma ação em prol dos moradores locais, a unidade litorânea do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), em conjunto com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de Paranaguá e Morretes, com aprovação do Ministério Púbico, organizaram um exercício educativo de Abandono da comunidade como um todo. Neste treinamento, simulou-se que chuvas intensas atingiram a localidade e, por este motivo, as autoridades do CB e DC determinaram que as pessoas deixassem suas casas em favor de sua própria segurança.

WhatsApp Image 2017-08-06 at 18.18.50Com apoio de estrutura fornecida pelas Prefeituras Municipais, além dos órgãos já citados, 130 moradores foram retirados, sendo conduzidos ao ponto seguro da Escola Municipal Professora Desauda Bosco da Costa Pinto, na comunidade vizinha, denominada Marta. Participou também da ação, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, fazendo a importante retirada de um morador que reside em área remota de difícil acesso, além de viaturas da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal de Paranaguá que garantiram a inviolabilidade do patrimônio, durante a ausência dos residentes. Ainda, com muito empenho, os integrantes da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores, abrilhantaram o exercício, provendo comunicação eficiente em todo o perímetro.

WhatsApp Image 2017-08-06 at 18.18.52Na Comunidade da Marta, os munícipes foram recebidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, sendo que fazia-se presentes o Coordenador Executivo da CEPDEC, Tenente-Coronel Edmilson de Barros e o Subcomandante do 8º GB, Major Edson de Oliveira Ávila, além do Prefeito de Morretes, Osmair da Costa Coelho, e do Secretário Municipal de Segurança Pública de Paranaguá, João Carlos Silva. No local, ainda, foi realizada uma recepção com lanche e atividades de cidadania, como vacinação, palestras educativas e brincadeiras infantis. Após duas horas e meia de ações, o simulado foi encerrado sendo considerado um grande sucesso e os moradores foram levados de volta aos seus lares.

WhatsApp Image 2017-08-06 at 18.18.56WhatsApp Image 2017-08-06 at 18.18.53

WhatsApp Image 2017-08-06 at 18.19.01FONTE: Comunicação Social do 8ºGB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *