Receita Federal faz maior apreensão de mercadorias em Paranaguá

Foram mais de 130 toneladas de mercadorias em 13 contêineres que vinham da China

5.1-noticia_655751_img1_conteinerA Alfândega da Receita Federal no Porto de Paranaguá fez, nesta semana, a sua maior apreensão de mercadorias contrabandeadas e com falsa declaração de conteúdo de sua história. Em uma grande operação de fiscalização, foram selecionados diversos contêineres provenientes da China, e que tinham como destino final o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

A operação foi deflagrada após constatação de uma operação marítima não usual. Um grande número de contêineres com destino ao Rio de Janeiro desembarcado em Paranaguá, para posterior envio ao porto final. Ao todo foram apreendidos 13 contêineres com irregularidades.

Dentre as irregularidades, foram constatadas mercadorias com falsa declaração de conteúdo, casos em que a mercadoria declarada na documentação não corresponde com a importada, e também mercadorias contrafeitas de diversas marcas, como Disney, Marvel, DC Comics, Philips, dentre outras.

Em alguns contêineres, a mercadoria foi declarada como sendo bolsas e mochilas mas, ao se realizar a inspeção física, constatou-se que se tratava de toneladas de vestuários (vestidos, blusas, casacos, etc). Em outros casos, a declaração foi de baterias para celular, quando na realidade se tratava de aparelhos de celular completos.

A abertura do último dos 13 contêineres foi efetuado ontem, quando o Inspetor Chefe da Receita Federal, Gerson Gianetti atendeu a imprensa local e estadual. No total são mais do que 130 toneladas de mercadorias diversas.

A Receita Federal agora investiga as empresas que importaram os produtos. A Receita fará uma representação fiscal junto ao Ministério Público para que o caso seja investigado. Oito empresas estão sendo investigas, mas nenhuma tem sede no Paraná.

Produtos

As mercadorias falsificadas serão destruídas assim como os brinquedos que não atendem às regras do Inmetro serão destruídas. Outros produtos serão doados para instituições de caridade ou serão leiloados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *