1 kg de alimento não-perecível para assistir “Júlia na Janela”

Sobe ao palco do Teatro Rachel Costa o espetáculo “Júlia na Janela” que comemora os 170 anos da autora parnanguara e o lançamento do Outubro Rosa que incentiva os exames de mama

julia da costaA agenda cultural desta semana começa nesta quinta-feira, dia 5, com o espetáculo teatral “Júlia na Janela”, em homenagem à Júlia da Costa. O texto aproveita parte dos poemas da autora e brinca com os mitos que a envolvem.

“Ela teve um grande amor e escreveu muitas cartas enquanto esteve distante da sociedade. No espetáculo, a própria Júlia conta isso ao público”, comenta a pesquisadora Teresa Britto, que escreveu o texto.

No palco, a atriz e professora universitária Eliane martins interpreta a protagonista. “Essa homenagem começou com uma brincadeira, mas virou uma peça que divulga o trabalho maravilhoso desse ícone da literatura paranaense”, comentou a atriz. A apresentação inicial faz parte das comemorações dos 170 anos da autora parnanguara.

O monólogo conta com a participação especial do consagrado músico paranaense Manoel Anísio Moscalewski, que musicalizou alguns dos poemas de Júlia da Costa. Segundo os artistas, a peça mescla a melancolia da autora, que tinha manias de perseguição, com as críticas sociais de alguns poemas presentes no livro Flores Dispersas.

A vida de Júlia da Costa sempre foi contada com muitos mitos e floreios, mas foi uma vida de intensa atividade, de cultura, arte, pois era uma mulher que estava a anos luz de sua época. A verdade sobre a vida de Júlia é contada na peça. Júlia não era apenas poeta. Tinha uma visão própria da sociedade, atenta aos fatos políticos.

Outubro Rosa

O evento está acontecendo como parte da campanha “Outubro Rosa” em Paranaguá e está sendo organizado ppor um grupo formado pelo clube de serviço Rotary Club Paranaguá Rocio, Interact, Rotaract, Instituto Peito Aberto, Prefeitura de Paranaguá, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pelo Centro de Letras “Leôncio Correia”.

Ingressos

Com um quilo de alimento não perecível, todos os interessados podem assistir ao espetáculo teatral que tem classificação livre.

Serviço

Dia: 5 de outubro

Horas: 19h30

Local: Teatro Rachel Costa

Ingresso: 01 kg de alimentos não-perecível

Classificação: Livre

Autoria do espetáculo teatral é de Teresa Teixeira de Brito (Uma das maiores autoridades sobre Julia da Costa e Brasilio Itibere de Lima. Professora da UFPR aposentada. Vice presidente do Centro Feminino de Cultura, Diretora do Centro de Letras do Paraná e   produtora consagrada e reconhecida no Estado. Fonte de consulta para trabalhos acadêmicos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *