Cadernos da rede municipal de ensino podem ter foto de pessoas desaparecidas

Entre os vereadores há um exemplo de pessoa desaparecida na família

24-10-2012-20-12-10-s.o.s.-pessoas-desaparecidas-25-Projeto de lei 4817/2017, do vereador Nilo Monteiro, solicita que os cadernos utilizados na rede municipal de ensino tenham fotos de pessoas desaparecidas.

“A cada 11 minutos uma pessoa desaparece no Brasil e a situação de ter um ente desaparecido afeta toda a estrutura familiar e a família entra numa espécie de luto, mas sem velório e enterro”, disse o vereador ao defender a aprovação no plenário da Câmara de Vereadores de Paranaguá.

Vereador Nilo Monteiro

Vereador Nilo Monteiro

A ausência destes rituais pode fazer com que os familiares entrem em depressão. A dúvida do que aconteceu com seu ente querido deixa um vazio e faz com que os familiares não sigam sua vida e fiquem vivendo uma expectativa de que essa pessoa volte a qualquer momento.

Uma reportagem sobre o assunto foi mostrada aos demais vereadores, durante a defesa do projeto de lei, registrando casos de pessoas desaparecidas que foram encontradas.

Depois de 14 anos, uma mãe encontrou seu filho por causa de um programa de rádio. Um homem foi encontrado porque uma pessoa viu o cartaz com foto .

Os exemplos comprovam que a divulgação de fotos e dados nos veículos de comunicação e em locais estratégicos podem ajudar a terminar com o sofrimento de muitas famílias.

“Todo tipo de divulgação é válido para que uma pessoa desaparecida tenha ajuda”, defendeu o vereador Nilo.

O vereador Jozias votou favorável e justificou seu voto lembrando que ele mesmo tem um irmão desaparecido há 50 anos. “Ele saiu de casa e nunca mais apareceu”, confirmou.

O projeto de lei foi aprovado e deve se tornar lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *