Como está o calado do Porto de Antonina?

Os moradores de Antonina estão estranhando o fato de não ver mais navios chegando ao terminal Ponta do Félix, o que está fazendo com que alguns questionamentos comecem a surgir

O Terminal Portuário Ponta do Felix (TPPF) vai investir R$225 milhões no Porto de Antonina.  A renovação do contrato de concessão, que passa a valer até 2037, prevê obras que irão dobrar a capacidade de movimentação do Terminal das atuais 3 milhões de toneladas/ano, para 6 milhões de toneladas/ano. Antonina, 08/12/2016. Foto: Ivan Bueno/APPA

Foto: Ivan Bueno/APPA

Em dezembro de 2016, a Agência Estadual de Notícias do governo do Estado anunciava que o Terminal Portuário Ponta do Felix (TPPF) iria investir R$225 milhões no Porto de Antonina. A renovação do contrato de concessão, que passa a valer até 2037, prevê obras que irão dobrar a capacidade de movimentação do terminal das atuais 3 milhões de toneladas para 6 milhões de toneladas/ano.

MODERNIZAÇÃO

O Terminal Ponta do Félix, que possui contrato de arrendamento para movimentação de cargas congeladas e granéis em Antonina, vai investir na ampliação do cais do terminal portuário em 170 metros.

O projeto de desenvolvimento da estrutura portuária também prevê a construção de linha de atracação onde irá operar o terceiro berço do Porto, a construção de ramal ferroviário – proporcionando a interligação com modal ferroviário existente -, bem como a construção e instalação de seis armazéns. Atualmente o terminal opera em apenas dois berços.

FERTILIZANTE E AÇÚCAR

Para o fertilizante, será construído um armazém exclusivo, com capacidade para 120 mil toneladas de produto, interligado por correias transportadoras com os Berços Operacionais. Para os granéis e açúcar serão construídos outros quatro armazéns, com capacidade de até 60 mil toneladas.

Os armazéns serão instalados em uma área de, aproximadamente 42 mil metros quadrados. O início das obras acontece no primeiro semestre de 2017 e terá duração de 24 meses.

MUDANÇAS

Em Antonina, o cenário no Porto mudou muito desde 2011. No Ano de 2009, o Terminal Ponta do Félix movimentou apenas 80 mil toneladas de produtos.

Entre os principais produtos que passam pelo Porto estão a exportação de açúcar e de farelo de soja e a importação de fertilizantes.

INFRAESTRUTURA

O Terminal Ponta do Félix possui uma área de 263,8 mil metros quadrados e dois berços de atracação em 360 metros de cais.

Entre as vantagens do Porto de Antonina estão a possibilidade de operações portuárias customizadas, Porto alternativo a Paranaguá, atracação de navios de cabotagem, operação com barcaças, serviços de suprimentos marítimos, instalação de estaleiros navais, instalação de indústria metal mecânica e suporte operacional – logística e armazenagem.

SEM MOVIMENTAÇÃO

Tudo parecia estar ótimo em dezembro de 2016, mas a história parece indicar que nem tudo anda bem na cidade portuária de Antonina.

Moradores começaram a estranhar a falta de movimentação no terminal portuário. Esta falta de movimentação, ao que tudo indica, está acontecendo há pelo menos um mês.

Alguns dizem que o calado do Porto de Antonina seria o principal problema. A última informação oficial dá conta de que o calado estaria com a profundidade de 9 metros.

Porém, a falta de navios teria feito soar um alarme para a questão da profundidade e que este seria o real motivo da falta de movimentação.

Até o fechamento desta edição, os segmentos envolvidos no setor portuário não haviam respondido a questionamentos como o responsável atual pelo Porto de Antonina, o atual calado na cidade portuária e sobre os investimentos aplicados.

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