Festival Infantil de Paranaguá levou cultural para centenas de crianças

Festival reuniu, aproximadamente, mil crianças em quatro espetáculos infantis, que levou música, teatro, mágica e circo, durante a semana do Dia das Crianças, na cidade litorânea

Caiçarinhas - Rockinho - Cred Jefferson Barbosa

Caiçarinhas – Rockinho – Cred Jefferson Barbosa


Com um oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos, a cidade de Paranaguá recebeu, de 12 a 15 de outubro, o Caiçarinhas – Festival Infantil de Paranaguá. O evento teve o objetivo de aproximar as crianças das artes cênicas, da música e do circo, em comemoração ao Dia das Crianças.

A estreia do festival ocorreu na quinta-feira (12), às 17h, na Praça Mário Roque, com o espetáculo gratuito “Rockinho”. As crianças presentes puderam conferir uma experiência musical que contou um pouco a história do rock, com grandes sucessos desde a década de 50 aos mais atuais, em uma aula alegre, divertida e cheia de ritmos. Para o pequeno Cauã, de 8 anos, morador da Vila Alboit, poder escutar o estilo musical preferido dos seus pais em uma versão infantil, foi pura felicidade. “Meu pai adora rock e eu escuto sempre com ele na minha casa. Eu não sabia muito sobre os cantores que ele gostava, mas agora já sei um pouco. Eu dancei bastante”, explicou sorridente o estudante da Escola Municipal Randolfo Arzua.

Caiçarinhas - Uma Série de Surpresas - Cred Jefferson Barbosa

Caiçarinhas – Uma Série de Surpresas – Cred Jefferson Barbosa

Na sexta-feira (13), foi a vez do espetáculo “Uma Série de Surpresas”, conduzido pelo mágico e ilusionista Ricardo Malerbi, no Teatro Rachel Costa. O show de mágica arrancou suspiros do público que, constantemente, tentava descobrir os truques. Durante a apresentação, Malerbi interagia diretamente com a plateia e, algumas vezes, até explicou como o ilusionismo era feito. Para Alessandra Picanço, mãe da pequena Laura de 8 anos, moradora do bairro Tuiuti, é um presente poder ter um show desses na cidade para as crianças. “Como mãe só tenho que agradecer a Cattalini e ao festival, pois o espetáculo é encantador, tanto para nós adultos como para as crianças. Um festival desses para nós é um grande presente. Não conseguimos tirar os olhos do palco com as mágicas no espetáculo ‘Uma Série de Surpresas’. Minha filha adorou. Chega a ser emocionante”, explica.

Caiçarinhas - Circo SA - Cred Jefferson Barbosa

Caiçarinhas – Circo SA – Cred Jefferson Barbosa

Já no sábado (14), o conceituado espetáculo “A Arca de Noé”, que conta com nove indicações ao Troféu Gralha Azul em 2016, baseado nos poemas de Vinicius de Moraes, levou centenas de crianças novamente ao Teatro Rachel Costa. A cenografia que concorreu aos prêmios, foi produzida em Paranaguá, na Ilha dos Valadares, bem como os figurinos. Antes de chegar ao palco da cidade, o espetáculo percorreu vários lugares do País, incluindo São Paulo, a capital paulista. Os atores interagem por meio de um lindo musical com as crianças, em uma viagem que unifica teatro, música, dança e conscientização ambiental. “Achei muito legal, um festival que Paranaguá nunca tinha visto antes, bem lúdico, muito colorido, com muitas partes emocionantes. Fez nós pais relembrarmos da nossa infância. Na nossa época nós não tínhamos teatro na cidade, não tivemos a possibilidade de ver essa obra desta maneira, o que fez ser um momento especial pra mim e pra minha filha”, comenta Renata Miranda Reis, mãe da pequena Natália, de 3 anos, moradora do bairro Porto dos Padres.

Para encerrar o Caiçarinhas com chave de ouro, os palhaços Alípio e Sombrinha apresentaram, gratuitamente, no domingo (15) na Praça Mario Roque, o espetáculo Circo S/A, com muito humor infantil, malabares e brincadeiras com as crianças. Com várias atrações circenses que foram conduzidas de formas desconstruídas, que acabam se tornando cômicas, os palhaços fixaram a atenção do público com muita interação, típico de um verdadeiro e brilhante espetáculo de rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *