Teatro de bonecos “Peixe Morto” estreia segunda-feira no FESTPAR

Espetáculo é resultado do Projeto Manipular que oferta oficinas de criação e manipulação de bonecos para teatro

peixemortoA Companhia de Teatro de Bonecos La Polilla estreia na segunda-feira, dia 20, a peça “Peixe Morto”. A apresentação será no Teatro Rachel Costa às 14:30 horas como parte da programação do 8º FESTPAR – Festival de Teatro de Paranaguá. Já nos dia 25 e 26, sábado e domingo, a peça será apresentada em Curitiba no Teatro de Bonecos Dr. Botica, no Shopping Estação, em três sessões: às 13, 15 e 17 horas.

A peça “Peixe Morto” é mais um fruto do Projeto Manipular que proporciona oficinas de criação e manipulação de bonecos para teatro em Paranaguá. Em atividade há 3 anos, o Projeto Manipular já rendeu bons frutos como a peça Gaiolas, escrita por Rogério Soares, baseada em um poema de Mario Quintana e encenada pelos instrutores e aprendizes do projeto. Além disso, o Manipular realiza performances com marionetes e bonecos de luva em feiras, escolas e espaços alternativos de Paranaguá.
O projeto é patrocinado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná. Também conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Paranaguá que contribui com o local e a estrutura para a realização das oficinas.
O texto do espetáculo Peixe Morto foi escrito e gravado por Rogério Soares. Ele foi inspirado na moda de Fandango “Dinheiro do Peixe Morto” do mestre fandangueiro Aorélio Domingues.
Tendo a cidade de Paranaguá como pano de fundo, a peça conta a história de Zairinho, um pescador caiçara que, ao sair para pescar, enfrenta uma tempestade e naufraga. Desacordado, ele vai parar numa praia, mas logo é capturado por um empresário inescrupuloso que quer vendê-lo como uma espécie rara de peixe.
A peça foi concebida especialmente para o Projeto Manipular. Os bonecos e adereços foram confeccionados pelos alunos do Projeto, com supervisão dos oficineiros Líli Sarraf e Ruddy Castillo. A narração é de Rogério Soares com a participação especial de Nayara Soares fazendo a voz da Sereia Gracirene.
Serviço: Teatro de Bonecos “Peixe Morto: 
Estreia em Paranaguá:  dia 20 de novembro, segunda-feira, às 14:30 horas
8º FESTPAR – Festival de Teatro de Paranaguá
Teatro Rachel Costa, Centro Histórico, Paranaguá
 
Estreia em Curitiba: dias 25 e 26 de novembro, sábado e domingo
Sessões: às 13, 15 e 17 horas
Teatro de Bonecos Dr. Botica, no Shopping Estação.
Ficha técnica: Ruddy Castillo, Líli Sarraf, Rogério Soares, Lincoln Machado e Carlos Gireno Alves
Cia de teatro de bonecos La Polilla
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná
O 8º FESTPAR – Festival de Teatro de Paranaguá é uma promoção da Prefeitura de Paranaguá por meio da SECULTUR, Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá. O FESTPAR terá início no dia 17 e segue até o dia 25 de novembro no Teatro Municipal Rachel Costa.
Mais informações sobre o FESTPAR acesse: http://www.paranagua.pr.gov.br/
 
Fonte: Balanço da Canoa  – Assessoria de Imprensa – http://www.balancodacanoa.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *