Tumulto na Câmara acaba em bate-boca nas redes sociais

Evento acontecerá na Câmara de Vereadores de Paranaguá

Evento acontecerá na Câmara de Vereadores de Paranaguá

A sessão da Câmara de Vereadores realizada nesta quinta-feira, dia 23, tinha mensagens polêmicas que seriam colocadas em discussão. A maioria envolvendo servidores públicos da Prefeitura. Como a sessão anterior lotou o plenário, a direção da Câmara resolveu distribuir senhas. O objetivo, claro, era de garantir segurança. Porém, isso não evitou que uma confusão, spray de pimenta e uma pessoa levada para a UPA fizessem parte da noite.

A presidente da Associação de Moradores da Ilha dos Valadares, Mirian Alaferdoglou foi barrada e numa discussão com guardas municipais acabou passando mal com o spray de pimenta utilizado. Ela chegou a desmaiar e foi levada para a UPA para atendimento e liberada depois de ter se recuperado.

O fato provocou revolta de muitos internautas que encontraram, especialmente, nas redes sociais facebook e whatsapp a forma de se pronunciar sobre o ocorrido.

Esta sexta-feira foi marcada por comentários, discussões e até bate boca nas redes sociais por conta do que ocorreu na sede do Legislativo. Enquanto alguns reclamavam que havia lugar e que poderiam ter deixado mais pessoas entrarem, outros confirmavam de que o plenário estava lotado.

Em nota de esclarecimento, a Câmara informou que a decisão de distribuir senhas ocorreu por volta das 16h e que a informação foi repassada via rede social. O plenário tem 200 lugares. 50, segundo a nota, foram reservados para o público de assessores parlamentares e funcionários da Câmara.

Quem não pegou senha, obviamente foi impedido de entrar. “Infelizmente, pela não compreensão da ordem pública, houve quem tentasse, forçosamente adentrar ao prédio, o que exigiu uma ação da segurança local promovida pela Guarda”, consta em Nota. “Por fim, lamentamos o fato de que a ocupação da capacidade máxima do plenário na noite de quinta-feira tenha impossibilitado que alguns cidadãos tenham ficado impedidos de acompanhar, in loco, os trabalhos legislativos. Por outro lado, reforçamos nosso compromisso em zelar pela segurança e comodidade de todos aqueles que fazem seu papel de cidadão e se dirige até o Palácio Carijó para assistir as discussões e votações no parlamento municipal”, posiciona-se a Câmara de Vereadores de Paranaguá oficialmente.

E os assuntos a serem discutidos pelos vereadores? Apenas o código de conduta da Guarda Civil Municipal e as emendas apresentadas foram discutidas. Já era mais de 10 horas da noite, quando a população presente se manifestava para que a sessão fosse encerrada.

Uma das mensagens a serem debatidas trata do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) envolvendo o salário de servidores, retirada de valores referentes de responsabilidade técnica, entre outras questões. Isso só será colocado em discussão na sessão da próxima terça-feira, dia 28.

Na próxima terça, com certeza, os servidores municipais de diferentes categorias devem se mobilizar para assistir a sessão pessoalmente. Espera-se que não haja nenhum novo tumulto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *