Delegacia Cidadã começa a ser construída em meio a polêmica

Obra do Governo do Estado teve projeto aprovado em 2015, mas foi com início da obra que moradores começaram a se mobilizar contra delegacia perto das suas casas

Foto Facebook

Foto Facebook

O  Governo do Estado começou a construção da Delegacia Cidadã em Paranaguá. na primeira quinzena de janeiro deste ano. A obra que contará com 1.791,23 m² será erguida sito à Rua Domingos Peneda, região do Aeroparque.

Os trâmites e o projeto do investimento foram avaliados e  aprovados em 2015. A Prefeitura de Paranaguá não tem gerencia sobre tal construção. O Governo do Estado foi  responsável pela escolha do local para a edificação, pois todo o espaço do entorno do Aeroparque pertence ao Poder Estadual que têm concedido a área ao município. O Detran e o 9º Batalhão da Polícia Militar, por exemplo, estarão próximos da Delegacia Cidadã.

3.1- manifestaçãoMoradores da Vila São Vicente e bairros mais próximos estiveram reunidos nesta semana para se manifestar contra a construção de uma cadeia perto das suas residências. A maioria reclama que não houve consulta popular quanto ao local de instalação da obra, porém, este assunto não começou agora. (Veja no quadro ao lado o resumo de quando este assunto começou em Paranaguá).

Reunião

A construção da Delegacia Cidadã em Paranaguá foi tema de reunião na prefeitura com o prefeito Marcelo Roque, vice-prefeito Arnaldo Maranhão, secretários, vereadores, deputado estadual Nelson Justus e representantes da Polícia Militar e Polícia Civil no último dia 16 de janeiro.

A obra do Governo do Estado já está licitada e a pretensão é de que a construção seja feita ao lado da sede do 9.º Batalhão de Polícia Militar, no Aeroparque, em um terreno que pertence ao Governo do Paraná. Contudo, vereadores e o prefeito Marcelo Roque ressaltaram que a população deseja que a área utilizada para a construção esteja entre 100 a 200 metros do local pretendido, dentro da área da sede da Polícia Militar.

O deputado estadual Nelson Justus será o porta voz da situação junto ao Governo. “A mudança no local de construção não é grande. Conversarei com o governador Beto Richa para ver a possibilidade de que essa pequena alteração seja feita. Salientamos que a Delegacia Cidadã não é uma prisão, não é uma cadeia, é um local novo, planejado para melhor atendimento ao público e aos serviços administrativos da Polícia Civil. É algo importante para a população e que tem dado certo em outros locais”, disse o deputado.

“Não somos contra a Delegacia Cidadã, mas o Aeroparque é uma área de lazer e o nosso cartão postal. Então é preciso um cuidado redobrado com a escolha do local específico da construção. Esperamos que o Governo ouça a reivindicação da população e agradecemos a presença do estadual Nelson Justus”, declarou o prefeito Marcelo Roque

Os vereadores Thiago Kutz, Nilo Monteiro, Edu, Nagel, Luiz Maranhão e Ratinho, bem como os secretários Felipe Constantino, de Urbanismo, Paulo Henrique de Oliveira, da Saúde e João Carlos de Segurança, além do superintendente de Assuntos Parlamentares, Mário Gonçalves participaram da reunião.

RESUMO DE NOTÍCIAS DIVULGADAS SOBRE A DELEGACIA CIDADÃ DESDE 2013

* 08 de outubro de 2013– Delegacia Cidadã será local de serviços e não presídio

Serviço de Identificação, onde são feitas as carteiras de identidade, cartório e defensoria pública são alguns dos serviços que serão prestados pela Delegacia Cidadã. O projeto já foi realizado pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Paranaguá definiu a área para a construção na semana passada. Mas a localização vem ganhando manifestações contrárias dos moradores.

* 30 de janeiro de 2014– Secretaria de Segurança Pública confirma contratação do projeto da Delegacia Cidadã de Paranaguá. Como o projeto de delegacias cidadãs é padrão no Estado, os municípios precisam contratar uma empresa de engenharia que faça a adaptação levando em conta as condições de terreno e demais particularidades estruturais.

* 23 de novembro de 2014- O Governo do Paraná, por meio da Paraná Edificações, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, definiu oito empresas que farão a construção, reparos, ampliação e projetos em seis municípios do Estado. Destas, três são no Litoral: Paranaguá, Matinhos e Guaratuba. O investimento nas obras será de mais de R$ 12 milhões.

* 15 de janeiro de 2015– Novo local é anunciado para delegacia cidadã

No dia 14/01/15, o prefeito Edson Kersten informava que a Prefeitura aguardava aprovação por parte do Comando da Polícia Militar de uma área ao lado do Batalhão que fica na Vila São Vicente, no Aeroparque.

* 11 de setembro de 2015– Delegacia Cidadã não será construída em Paranaguá

A obra da Delegacia Cidadã não será realizada em Paranaguá. A informação foi repassada durante reunião do Conselho Municipal de Segurança de Paranaguá (Conseg) na semana passada. Por conta da decisão, o Conseg pretende solicitar ao Governo do Estado, a construção de uma unidade prisional em Paranaguá para atender aos sete municípios do Litoral. Segundo o presidente do Conselho, Sami Zahra, o pedido será encaminhado ao Governo do Estado via ofício. A entidade sugeriu como possível local de construção da unidade prisional a PR-407, próximo ao limite com o município de Pontal do Paraná.

* 28 de abril de 2017– Richa autoriza delegacia cidadã em Paranaguá

Durante a inauguração da Delegacia Cidadã de Matinhos, o governador também assinou autorização para a licitação da Delegacia Cidadã de Paranaguá, no valor de R$ 6 milhões.

* 10 de maio de 2017– Conselho de Segurança de Paranaguá se posiciona sobre Delegacia Cidadã

Após conhecerem e discutirem possíveis benefícios e malefícios do projeto foi decidido, por unanimidade pelos os presente na reunião que o CONSEG APOIA A CONSTRUÇÃO DE DELEGACIA CIDADÃ EM PARANAGUÁ. Em relação a possível localização da delegacia, isto está a cargo de decisão unicamente do governo do estado, IMPOSSIBILITANDO QUALQUER POSIÇÃO POR PARTE DO CONSEG.

* 10 de janeiro de 2018– Começa a obra da nova delegacia no terreno ao lado do Batalhão da Polícia Militar, na Vila São Vicente.

* 13 de janeiro de 2018– novas manifestações foram feitas por moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *