Problemas com entulhos se repetem em Guaratuba

unnamedA coleta de lixo orgânico é de responsabilidade das prefeituras, mas os entulhos são de responsabilidade dos moradores.

Jogar sofá, armários, restos de construção, entre outros objetos, no meio da rua ou em terrenos baldios ou esquinas é crime, mas cidadãos comuns estão cometendo esse delito diariamente. E não é só em Paranaguá.

A Prefeitura de Guaratuba também enfrenta este problema.

WhatsApp Image 2018-01-26 at 13.55.07O entulho e o material de poda vegetal (galhos) que são jogados nas ruas e valetas contribuem significativamente para os alagamentos que assolam a cidade. Segundo o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Vicente Variani, é preciso que as pessoas se conscientizem que o fato delas pagarem imposto não dá o direito de jogar entulhos, galhos e materiais inservíveis (colchões, armários, pias, geladeiras) nas ruas e muito menos nas valetas. Cada um tem que fazer a sua parte.

   Além disso, é importante lembrar que a correta destinação de material de poda vegetal, entulhos de construção civil e inservíveis (colchões, armários, pias), assim como a limpeza, roçada e retirada de entulhos dos imóveis e terrenos baldios, é de responsabilidade dos moradores e proprietários.

   Por Lei (1.173/2005), a Prefeitura pode e deve notificar e multar quem depositar entulhos de qualquer espécie nas calçadas e passeios ou não promover a limpeza e roçada dos terrenos baldios particulares.

   O mutirão de coleta de vegetais e entulhos já passou pelos bairros Mirim, Coroados, Cohapar e Brejatuba. Os mutirões continuarão na próxima semana, mas a Prefeitura orienta que a população faça sua parte, mantendo as ruas limpas e assim, evitando que a água entre nas residências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *