Modalidade de petra ganha mais espaço em 2018

Paranaguá conta com o campeão brasileiro em sua categoria

8.2- app

O RaceRunning (Petra) estará participando de todas as etapas do Circuito Loterias Caixa de Atletismo 2018 (classes T31 e T32). E não é só isso! Após reuniões com o Comitê Paralímpico Brasileiro, foi conquistada a inclusão da modalidade no programa das Paralimpíadas Escolares e dos Jogos Paralímpicos Universitários.

A Associação Paralímpica de Paranaguá ( App Paranagua) divulgou em sua página no facebook o agradecimento e parabenização à ANDE (Associação Nacional de Desportos para Deficientes) pela iniciativa e pelo empenho em difundir a Petra tornando-a uma prova de atletismo. “Isso é fato motivador aos atletas que já praticavam a Petra, bem como aos novos atletas que estão surgindo. Através da Oficialização da Petra, os Clubes têm mais chances de conseguir subsídios em seus municípios através de programas como por exemplo o Bolsa atleta entre outras formas de captação de recursos para que os atletas possam se manter”, destacou Silmara França, membro da APP Paranaguá.

A modalidade da petra tem em Paranaguá seu representante maio. Vinícius Cabral é campeão Brasileiro em sua categoria.

Quanto aos eventos, serão 12 ao longo de 2018, e o calendário com as competições e oficinas pode ser visto no site da APP Paranaguá.

As inscrições estão abertas para 3 competições, sendo que a única ainda a receber inscrições é o Circuito Loterias Caixa Regional Centro – Goiânia/GO com inscrições de 01 a 23 de março.

Para incentivar a participação de novos atletas, criamos dois modelos de oficinas que irão auxiliar com palestras e vivências:

OFICINA DE SELEÇÃO DE TALENTOS

Serão convidados clubes, associações e técnicos para que levem seus atletas a fim de fazerem uma vivência com o equipamento da modalidade.

Durante a vivência será realizada uma bateria de testes físicos e motores e uma tomada de tempo nas provas de 100m e 200m a fim de identificar potenciais talentos para a modalidade.

Em cada oficina estarão presentes o coordenador da modalidade Décio Calegari e um classificador funcional.

OFICINA DE DEMONSTRAÇÃO

Serão ministradas duas palestras, sendo uma sobre Aspectos Regulamentares e Treinamento da Modalidade e outra sobre Classificação Funcional. E serão disponibilizadas três tricicletas nos tamanhos P, M e G para que os professores possam conhecer a modalidade.

Também produziremos um caderno de informações sobre como praticar a modalidade, quantidades de provas, classes; que ficará disponível para download no site da ANDE, para todos que queiram começar a praticar a modalidade. E já disponibilizaram um Manual de Classificação Funcional, que será importante no entendimento das classes RR1. RR2 e RR3.

Além dos eventos do Circuito Loterias Caixa, a ANDE deseja enviar uma pequena delegação brasileira para o International Racerunnnning Camp and Cup 2018, que acontece em julho na Dinamarca e também para o Cpisra World Games 2018, em agosto na Espanha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *