Repelentes começam a ser distribuídos em Paranaguá

Meta é imunizar 20.187 pessoas em Paranaguá até o dia 28 de abril. Prefeitura adquiriu um total de 15 mil frascos de repelentes, que começam a ser entregues para população

capa- vacinaçãoFoi iniciada nesta terça-feira (20) a quarta etapa da campanha de vacinação contra a dengue em Paranaguá, em cerimônia realizada no Terminal Rodoviário Urbano. A meta é imunizar 20.187 pessoas que ainda não concluíram o esquema vacinal, tomando a terceira dose.

Ao mesmo tempo também começou a distribuição de 15 mil frascos de repelentes, adquiridos pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), que serão entregues para a população.

Gestantes atendidas pelo ESF e também os agentes de endemias já recebem tal produto de prevenção à picada do mosquito Aedes Aegypti, repassados pela 1.ª Regional de Saúde.

As doses da vacina contra a dengue estarão disponíveis em 18 unidades básicas de saúde, incluindo as que oferecem atendimento em horário estendido: Vila Garcia, Alexandra, Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes) e Serraria do Rocha. Equipes volantes também percorrerão pontos com grande concentração de pessoas, como supermercados, lojas, empresas, faculdades e universidades. Podem ser vacinadas pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias.

O diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Sezifredo Paz, lembrou que a ameaça continua existindo. “A ameaça é real e temos que ficar muito atentos. Temos que eliminar os criadouros, o lixo. Só assim vamos continuar a ter esse cenário e agora com a ferramenta valiosa que é a vacina, uma arma importante”, destacou.

“São dois anos sem nenhum caso novo de dengue e nenhum óbito. Isso nos deixa satisfeitos com o trabalho que desenvolvemos em conjunto. O trabalho até agora foi muito bem feito, com remoção de criadouros, aplicação de bomba costal, a vacina e também teve o fumacê. Chegamos até a levar as doses nas casas. Só temos a agradecer a todos”, declarou o prefeito Marcelo Roque.

Para a diretora da 1.ª Regional da Saúde “esse é um momento importante, pois a campanha de vacinação entra na reta final”. “Temos a sensação de dever cumprido. Até 28 de abril vamos buscar essas pessoas para garantir a proteção com efeito prolongado. Os cidadãos devem seguir exemplo do prefeito, de completar a terceira dose. Vamos à luta porque não merecemos mais uma outra epidemia da dengue em nossa cidade. Vamos eliminar água parada e os mosquitos”, declarou Ilda Nagafuti.

O lançamento da campanha ainda contou com a presença do do secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, dos vereadores Nilo Monteiro, Eduardo Oliveira, Luiz Maranhão e Adilson Soares Zella (Tucano). O agente de endemias Marcos Eloy Pereira foi o primeiro a ser vacinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *