Equipes de saúde continuam vacinando população nos bairros

Porém, unidades de saúde estão prontas para vacinar o público alvo da vacina contra dengue

3.1- vacinação 2As equipes da Secretaria Municipal de Saúde, assim como da 1ª Regional continuam fazendo busca ativa com os Agentes Comunitários de Saúde e vacinando nas unidades básicas de saúde e nas casas.

Quanto às escolas municipais, foi feita uma reunião com a Secretaria de Educação e todos os diretores receberam orientação e também foi feito agendamento das datas para vacinação.

Nas escolas, também, estão sendo feitas palestras onde são chamados professores, funcionários e pais dos alunos e em seguida a equipe procede à vacinação da terceira dose contra a dengue.

A campanha da terceira dose começou no dia 20 de março e segue até o dia 28 de abril. A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Depois da picada do mosquito infectado, a pessoa pode apresentar sintomas que muitas vezes são confundidos com os de outras doenças. Mas é preciso tomar cuidado. A dengue é uma doença séria e pode atingir qualquer pessoa.

Os números de notificações continua baixo, assim como o número de casos que é zero há muitos meses. As autoridades do setor acreditam que boa parte desta situação deve-se à imunização que o público-alvo recebeu por meio das vacinas.

Porém, o número de pessoas vacinadas nesta etapa é baixo. Até o fim da campanha, as equipes de saúde têm a meta de alcançar 20.187 pessoas de 9 a 44 anos que já tomaram as primeiras doses. Até a terça-feira, dia 3, foram vacinadas na cidade 901 pessoas que completaram o esquema vacinal com a terceira dose, ou seja, 4,46% do público-alvo. A imunização completa previne contra os quatro sorotipos da doença.

O público-alvo pode procurar por qualquer unidade de saúde de Paranaguá. Vale lembrar que algumas delas possuem horários diferenciados, com funcionamento das 17h às 23h, como é o caso das localizadas nos bairros Serraria do Rocha, Vila Garcia e Ilha dos Valadares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *