A área de escape passou a ser discutida como uma ferramenta necessária no local após graves acidentes na descida da Serra, como a batida envolvendo 12 veículos entre os quais um caminhão-tanque que deixou diversos feridos e sete mortos em julho de 2016.
A obra está autorizada desde fevereiro, mas quem passa pela 277 com destino ao Litoral ainda não vê sinais da estrutura, que é basicamente uma caixa cheia de brita na lateral da rodovia, utilizada para garantir a parada de veículos em caso de problemas mecânicos.
A área de escape passou a ser discutida como uma ferramenta necessária no local após graves acidentes na descida da Serra, como a batida envolvendo 12 veículos entre os quais um caminhão-tanque que deixou diversos feridos e sete mortos em julho de 2016.
Naquele ano a PRF registrou 726 acidentes no trecho, sendo que 261 deles envolveram veículos de carga. Já em 2017, o número total de colisões permaneceu quase inalterado, em 724, mas as batidas envolvendo caminhões subiu para 309.
A agente da Polícia Rodoviária Federal Andressa Mariotto, relatou quais as características que colaboram com esse aumento de ocorrências. “Há um grande número de caminhões usando a rodovia, e um dos grandes problemas com relação a estes veículos é a falta de freio, o que já provocou tragédias na estrada”.
Recentemente foram registrados dois acidentes no trecho em uma única semana em que os caminhões ficaram sem freios, situações em que os motoristas poderiam ter se utilizado de uma alternativa como o escape de pista.
Ainda segundo a agente, a colocação da ferramenta pode, sim, colaborar com a redução dos índices envolvendo veículos pesados.
“A introdução da área de escape é uma saída para evitar acidentes. Com esta área, o caminhão tem uma opção de saída da pista”, completou.
Ecovia se manifesta
“A concessionária Ecovia Caminho do Mar, que administra a BR-277 no trecho Curitiba-Litoral e as PRs 407 e 508, informa que aguarda emissão da licença ambiental pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para dar início as obras de implantação da área de espace, que deve ocorrer em breve, uma vez que já houve aprovação pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (COLIT). Todo o projeto técnico e legal está aprovado e a concessionária já contratou a empresa que executará a obra na altura do km 37 da BR-277, sentido Litoral.
O principal objetivo da implementação da área de escape é disponibilizar os usuários da rodovia mais um dispositivo de segurança, a ser utilizado por àqueles que tenham problemas mecânicos e/ou de freios durante o percurso, aumentando as condições de segurança para quem trafega pela BR-277.
Sobre a Ecovia – A Ecovia é uma empresa do Grupo Ecorodovias. No Paraná é responsável pela operação e manutenção da BR-277 – rodovia de grande importância comercial e turística na Região Sul, por ligar Curitiba ao Porto de Paranaguá, numa extensão de 84 quilômetros em pista dupla, além dos segmentos rodoviários PR-508 (Alexandra-Matinhos), e PR-407 (Pontal do Paraná). A empresa também presta manutenção nas rodovias de oferta que ligam a BR-277 às cidades de Morretes e Antonina. A Ecovia oferece ainda os Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU) nos km 35 e 11 (sentido Paranaguá) e km 61,2 (sentido Curitiba) onde há banheiro, fraldário, café, água e telefone público.
Sobre o Grupo Ecorodovias – Ecorodovias é um dos maiores grupos de infraestrutura e logística intermodal do Brasil. Conta com sete concessões rodoviárias nas regiões Sul e Sudeste, somando mais de 1.900 quilômetros de rodovias por onde passam 120 milhões de veículos por ano, representando 52,8% do fluxo de passageiros e turistas, e 48% de toda a carga nacional movimentada no país.”