Enzo Barbosa inicia nova jornada em busca do topo no tênis de mesa nacional

Enzo Barbosa do Nascimento, atleta do tênis de mesa de Paranaguá, foi um dos atletas que representaram o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude em 2017, e agora inicia uma nova etapa em sua carreira, na categoria "A", para atletas de 15 a 17 anos (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

Enzo Barbosa do Nascimento, atleta do tênis de mesa de Paranaguá, foi um dos atletas que representaram o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude em 2017, e agora inicia uma nova etapa em sua carreira, na categoria “A”, para atletas de 15 a 17 anos (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

No ano passado, enquanto ainda disputava a categoria para atletas de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares do Paraná, o parnanguara Enzo Barbosa do Nascimento teve o momento mais feliz de sua carreira no esporte. O estudante do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, de Paranaguá, foi o vice-campeão da Final B dos JEPS, disputados em Cambé, e com isso se classificou para os Jogos Escolares da Juventude. Ao lado do londrinense Joon Shim, Enzo conquistou diversas medalhas no evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, onde enfrentou os maiores nomes da modalidade a nível nacional, entre atletas de sua categoria.

Enzo durante sua segunda partida desta segunda-feira na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, realizados em sua casa, Paranaguá (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

Enzo durante sua segunda partida desta segunda-feira na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, realizados em sua casa, Paranaguá (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

Agora em 2018, o desafio é bem diferente: nascido em 2003, o aluno-atleta de Paranaguá passa a competir na categoria A , para atletas de 15 a 17 anos, e agora vai ter que utilizar a experiência adquirida no ano passado para enfrentar atletas mais velhos. Naturalmente o nível das competições será mais difícil , e o primeiro passo de sua nova jornada acaba de ser dado em sua cidade-natal, onde está sendo disputada a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná.

“Vai ser um pouco mais difícil, né? A galera é mais velha e tem mais experiência do que eu, mas a ideia é tentar ir para cima e ver no que dá!”, comentou Enzo, pouco depois de vencer sua segunda partida do dia no Ginásio de Esportes Albertina Salmon, onde acontecem as disputadas no tênis de mesa, ambas na prova individual da nova categoria.

JEPS 2018 - Paranaguá - Especial Enzo

JEPS 2018 – Paranaguá – Especial Enzo

Perguntado se pretende repetir o sucesso que atingiu no ano passado, Enzo mostrou tranquilidade, e explicou como as coisas aconteceram na última temporada. “Foi uma trajetória que eu nem esperava, pois me classifiquei para a fase final do Jogos Escolares, em Cambé, sem nem acreditar que eu poderia chegar lá. Até porque nos dois anos anteriores eu sempre fiquei pela fase macrorregional”, contou Enzo, que prosseguiu: “Estava um pouco mais confiante na Final, e as coisas foram dando certo até que consegui a vaga para representar o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude. Fiquei bem feliz, pois foi uma experiência a mais para mim!”
Mesmo com o início promissor nas duas primeiras partidas, Enzo manteve os pés no chão para contar sobre suas chances em repetir o sucesso de 2017. “Neste ano ainda estou só começando, porque tive algumas dificuldades financeiras para poder competir no primeiro semestre. Ainda assim me mantive focado para disputar novamente os Jogos Escolares do Paraná, mas assim que possível, quero começar a participar do campeonato paranaense”.

A questão financeira é algo que afeta diversos atletas em todo o Brasil, mas Enzo tem um trunfo devido aos resultados que vem conquistando nos três últimos anos: desde 2015, o parnanguara é um dos atletas contemplados com o Programa TOP2020, o Talento Olímpico do Paraná, uma realização do Governo do Estado. Para 2018, Enzo já está pré-selecionado como um dos atletas com direito à bolsa de R$150,00, na categoria TOP Formador (JEPS-Final). Um prêmio e tanto para um dos atletas que representou com garra o estado do Paraná a nível nacional, e que lhe valerá um recurso que o possa auxiliar no retorno às competições.

“Fiz minha inscrição na última sexta-feira!”, disse Enzo, que reconheceu a importância do Programa do Governo do Estado no desenvolvimento de sua carreira como esportista: “O TOP sempre me ajudou bastante nos campeonatos. Às vezes acontecia de faltar alguma coisa para ir para uma competição, mas sei que tinha este dinheiro guardado, o que já me ajudava bastante. Agradeço muito à Secretaria de Esportes do Paraná, que me proporcionou esta bolsa, nos três últimos anos, e agora nesta nova edição!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *