Ogarito Linhares confirma que Porto de Paranaguá é referência no país

Representantes da Prefeitura, do Legislativo, dos Portos e do Ministério de Portos estiveram reunidos, nesta semana, com a diretoria da Aciap para tratar de investimentos e novas ações nos portos paranaenses

3.2- OgaritoRepresentantes de segmentos da comunidade litorânea estiveram participando da reunião de diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), na noite da última terça-feira (15) acompanhando a explanação feita pelo diretor do Departamento de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

O presidente da Aciap, Arquimedes Anastacio, destacou a presença dos poderes Executivo na presença do vice-prefeito Arnaldo Maranhão, do Legislativo tendo como representante o integrante da Comissão de Assuntos Portuários, Luiz Maranhão, dos portos com a presença do diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese e ainda do prefeito de Antonina, João Paulo Azim.

O diretor do Departamento de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos, Ogarito Linhares, que também é funcionário de carreira do Porto de Paranaguá, falou sobre os investimentos previstos nos portos do Paraná para curto e médio prazo. “Fico feliz em ver a disposição das autoridades em remar junto em prol da cidade”, disse Ogarito como primeiras palavras. Ele reforçou que o Porto de Paranaguá é uma referência para o Brasil “e essa enorme tradição que o porto tem serve como um avalizador para fazer propostas dentro da Secretaria Nacional”, destacou para uma plateia formada, especialmente, por representantes de todos os segmentos portuários e da cidade.

Sua explanação se concentrou nos empreendimentos portuários por meio dos leilões e prorrogações nos portos do Paraná. Tratou sobre o decreto dos Portos e sobre os arrendamentos portuários que existem nos portos do país e que necessitam de prorrogações para futuros investimentos.

Quanto a isso, Ogarito Linhares informou que Paranaguá tem 25 arrendamentos de um total aproximado de 200 arrendamentos nos portos de todo o Brasil, o que significa um número bem representativo diante de outras cidades. E os contratos referentes aos arrendamentos estão sendo revistos. O momento também é de polêmica em função da assinatura do Decreto de Portos que vem sendo apontado como um escândalo envolvendo o Presidente da República, Michel Temer e empresas que estariam sendo beneficiadas com o documento.

Para Ogarito, o Decreto de Portos vai além da polêmica e é importante pelo que o decreto representa. “O decreto passa os arrendamentos que tinham o limite de prazo de 50 para 70 anos. E não é só isso.  Agora as prorrogações podem ser sucessivas, trocando prazo por investimento. Isso significa valorização da atividade portuária e traz impactos diretos em Paranaguá”, disse Linhares.

Em Paranaguá já foram feitas algumas prorrogações de prazo antecipadas destes arrendamentos que foram do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Fospar e Ponta do Félix e em andamento pedido de prorrogação da Pasa, Coamo e que já têm portaria ministerial, da Cargill e do Teapar que já houve manifestação favorável. Estas discussões envolvem investimentos que se transformam em renda para o município e possibilidade de geração de empregos.

Em julho deste ano acontecerão leilões de duas áreas no Porto de Paranaguá. O primeiro é de celulose, no Cais oeste com expectativa de investimento de R$ 80 milhões para armazenagem.

A outra área a ser leiloada é a de veículos, no Cais Leste.

Ao encerrar, Ogarito Linhares lembrou que o porto é uma corrente e que só funciona quando todos os elos estão juntos.

“Estamos em Brasília, tentando ser útil a um processo de construção de um porto, assim como dos portos brasileiros porque a função é nacional. E estou satisfeito em poder dizer que sou do Porto de Paranaguá que traz credibilidade e respeitabilidade”, finalizou Linhares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *