Foram iniciadas nesta terça-feira (31) as obras de construção do viaduto na entrada de Paranaguá, na interseção da BR-277 com a Avenida Ayrton Senna da Silva. A intervenção vai desafogar o trânsito de entrada e saída da cidade e está sendo realizada com recursos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O prazo de conclusão é de 12 meses.
O novo viaduto, que terá 900 metros de extensão, 6 metros de altura e 7,6 de largura, vai atender o aumento do fluxo de veículos projetado com o crescimento da demanda do Porto de Paranaguá que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO) do Porto de Paranaguá, receberá 80 milhões de cargas anuais em 2030 – hoje, o porto movimenta 50 milhões de cargas ao ano.
Atualmente, cerca de 500 veículos trafegam nos horários de pico pelo trecho. Com o viaduto, o fluxo será facilitado e não haverá retenções no trânsito.
A obra será dividida em três fases para que o impacto no tráfego local seja o menor possível.
A intervenção complementa a reforma que já está sendo realizada na Avenida Bento Rocha, principal via de acesso de caminhões ao Porto de Paranaguá, por onde passam mais de 3 mil veículos carregados com grãos todos os dias.
Esta obra inclui a recuperação do pavimento de concreto, readequação do sistema de drenagem, reconstrução de ciclovia e nova sinalização vertical e horizontal.
São em 2,9 quilômetros de revitalização entre a ponte do rio Emboguaçu até a interseção com a avenida Portuária. O investimento foi de R$ 15,9 milhões.