Paranaguá acima da média do Paraná no programa Jovem Aprendiz

São 507 jovens no programa, sendo que o potencial total é de 882 jovens na cidade pólo do Litoral. Ministério Público do Trabalho promoveu audiência pública para discutir assunto e estimular as empresas na ampliação do programa

O Ministério Público do Trabalho (MPT) do Paraná, promoveu uma audiência pública, na manhã desta quinta-feira (02), para debater a contratação de jovens aprendizes em todos os setores de Paranaguá. O evento contou com representantes de empresas, entidades que promovem cursos de aprendizado e equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Paranaguá.

O objetivo do encontro foi esclarecer às empresas sobre o Programa de Aprendizagem, um contrato especial firmado entre empregado, empregador e entidade formadora, que busca a qualificação de jovens maiores de 14 e menores de 24 anos. Também foram abordados os direitos do jovem aprendiz, inclusão no mercado, condições de trabalho e o importante papel das empresas que dão a oportunidade do primeiro emprego.

O Programa beneficia as duas partes envolvidas. A empresa, porque pode formar um profissional de acordo com o perfil que ela deseja sem ter custos com cursos de qualificação; e o jovem, porque tem a oportunidade de adquirir qualificação para encarar o mercado de trabalho, explicou a procuradora do MPT, Mariane Josviak, que intermediou o encontro.

O secretário de Assistência Social, Levi de Andrade, concorda com a procuradora ao afirmar que dar oportunidade ao jovem aprendiz acarreta na melhoria da qualidade de serviço. “A experiência adquirida como jovem aprendiz ajuda na capacitação do adulto, que em breve enfrentará o mercado de trabalho”, disse.

O evento contou com a presença do auditor do Ministério do Trabalho, Rui Tavares, que mencionou os números relacionados aos jovens que fazem parte do programa. No Paraná, este público é de 28.343, mas poderia ser de 59.732 jovens, quando se leva em conta as empresas que podem contratar. O número representa 47,45% do potencial. Paranaguá está acima da média do Paraná com 57,48% alcançado. “São 507 jovens no programa, sendo que o potencial total é de 882 jovens”, confirmou

É preciso cumprir a cota de aprendizagem com aqueles que mais precisam”, reforçou Tavares.

Participaram da audiência pública representantes das entidades que promovem cursos como o Instituto Nacional do Trabalhador (Inat), Senac que atende nos segmentos de auxiliar administrativo, vendas e supermercados; o Senai que tem cursos voltados para a área industrial, o CIEE, Lineu que atende pessoas com deficiência e a Gerar que está chegando em Paranaguá.

Acessuas

A coordenadora do programa Jovem Aprendiz da Secretaria de Assistência Social, Letícia Corrêa, lembrou que a equipe tem um banco de dados com 1.200 jovens cadastrados e em situação de vulnerabilidade social e pediu para que as empresas contratem estes jovens. A prefeitura firmou convênio para a realização do “Acessuas Trabalho”, programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, que tem como objetivo garantir o acesso a uma ocupação e renda. O programa é realizado em parceria com o Senac e Senai.

Serão ofertadas através do Senac e Senai mais de 1 mil vagas para diferentes cursos. As aulas começam neste mês de agosto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social que fica na rua Baronesa do Cerro Azul, 2.382, no bairro Palmital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *