Aulões de preparação para vestibular e ENEM em Paranaguá

Nos 20 e 27 de outubro acontece, na Unespar, o projeto “Linguagem”. São aulões de véspera para quem fará o vestibular da Unespar e ENEM, sendo seu foco nos temas: línguas portuguesa e inglesa, literatura e redação.

Quem quiser participar, deve se inscrever no link abaixo e levar 1 kg de alimento não-perecível nos dias do projeto, que será doado posteriormente a instituições. Toda a comunidade escolar está convidada a participar. Não fique de fora! Confira os detalhes:
Os alunos de Letras da Unespar desenvolvem o projeto Linguagem com aulões de véspera em torno dos temas já citados. O curso é gratuito, sendo necessário apenas 1kg de alimento em cada dia do projeto. Toda a comunidade está convidada a participar.

As aulas acontecerão nos dias 20 e 27 de outubro, das 09h à 11h30 (manhã) e das 13h30 às 16h (tarde). É importante levar RG e materiais para anotação. Os participantes vão precisar!

O cursinho irá propiciar o aprendizado nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura e Redação. Os temas que serão trabalhados nos dois dias de cursinho serão:

Língua Portuguesa Aplicada: Compreensão e interpretação de textos verbais e não-verbais; Funções da linguagem; Análise de fatos linguísticos em diferentes contextos de uso; Análise do funcionamento verbal na constituição do sentido; Aspectos morfológicos; Recursos linguísticos para a produção de sentido(s) no texto: coesão, coerência, intertextualidade, argumentação e outros.

Língua Inglesa Aplicada: Compreensão de diferentes tipos de textos: Compreensão global de textos; Habilidade de análise e dedução; Habilidade de distinção e seleção; Habilidade de síntese; Habilidade de reconhecimento de estruturas particulares da língua; Léxico.

Literaturas em Língua Portuguesa: Figuras de linguagem, simbologia, tensão, criação de expectativa e ironia; Na narrativa: elementos como tempo, espaço, personagem, narrador, foco narrativo, intriga, clímax, desfecho, caracterização; Na poesia: versificação, metrificação, rima, ritmo, sonoridade; Periodização literária; Literatura como manifestação da Cultura Brasileira.

Redação: Gêneros textuais; Aspectos linguísticos referente ao conteúdo e de estrutura referente à(s) proposta(s) solicitada(s); Uso da variedade padrão escrita da língua portuguesa; Norma padrão da língua.

Para participar do cursinho, o aluno deverá se inscrever clicando aqui e deve levar nos dois dias do cursinho (20 e 27 de outubro), 1kg de alimento não perecível que será doado para instituição de caridade.

O Cursinho será realizado na Unespar – campus Paranaguá, que fica localizada na Rua Comendador Correa Júnior, nº:117.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *