Morretes recebe segunda edição do Nhundiaquara Jazz Festival

Serão mais de 90 músicos convidados de várias linguagens e vertentes jazzísticas

A cidade histórica do Litoral paranaense se transforma em um enorme palco ao ar livre nos dias 20 a 21 de outubro. Grande atração é o baterista Airto Moreira, recém-indicado ao Grammy deste ano, numa homenagem à épica banda Weather Report.Após três anos, um dos eventos musicais mais legais realizado na última década no Paraná está de volta: o Nhundiaquara Jazz Festival. Nos dias 20 e 21 de outubro, a histórica cidade de Morretes será o centro das atenções para quem curte música instrumental de alta qualidade.

À beira do rio Nhundiaquara, num ambiente onde transborda toda a beleza da Mata Atlântica, o “Corredor do Jazz” irá receber 19 shows – incluindo apresentações inéditas.
Estilos como samba jazz, bebop, dixieland e latin jazz farão companhia ao rhythm & blues, world music e rap. Serão mais de 90 músicos convidados de várias linguagens e vertentes jazzísticas.

O ponto alto desta edição certamente será a apresentação especial em homenagem a Weather Report. A banda que revolucionou e basicamente criou o estilo fusion será reverenciada sob o comando do Helinho Brandão Quarteto e com a participação especialíssima de Airto Moreira – músico da formação original da Weather Report nos anos 1970.

O baterista e percussionista foi criado no Paraná e aos 15 anos veio morar em Curitiba. Em 1961 integrou o Sambalanço Trio, juntamente com César Camargo Mariano e Humberto Cláiber. Entre 1966 a 1969 integrou o Quarteto Novo com Theo de Barros, Heraldo do Monte e Hermeto Pascoal e, no fim dos anos 1960, mudou-se para os Estados Unidos. Lá participou da gravação do álbum Bitches Brew de Miles Davis na faixa Feio, que definitivamente o colocou no cenário da música internacional. E foi nesta ocasião que o tecladista austríaco Joe Zawinul e o saxofonista norte-americano Wayne Shorter, que já trabalhavam com Davis nos anos 1960s, o chamaram para o novo projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *