Jornalista da RICTV fala sobre “Jornalismo em Tempos de Fake News” em Paranaguá

1ª Jornada Municipal de Comunicação começa no dia 22 de novembro e é uma realização da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Paranaguá. Jornalistas de todo o Litoral estão convidados

A jornalista e professora universitária Silvia Valim abrirá os trabalhos da 1ª Jornada Municipal de Comunicação de Paranaguá, no dia 22 de novembro. Ela que é Mestre em educação e formações socioculturais pela UFPR, trabalha na RICTV Record e é diretora de formações do Sindicato dos Jornalistas do Paraná falará sobre o “Jornalismo em Tempos de Fake News”.

A palestra terá início às 19h, na Biblioteca Leôncio Correia, anexo a sede da Secretaria Municipal de Educação (Semedi).
Para Sílvia Valim, falar das ‘fake news’ ou ‘notícias falsas’, em português, “é atual, apesar de há muito tempo estar no nosso meio. Vivemos uma era em que a apuração está sendo preterida em relação à velocidade. Para a manutenção do jornalismo sério é necessário valorizar o trabalho ético. Vivemos recentemente um turbilhão de falsas notícias durante as eleições e o jornalista profissional precisa, mais que nunca, utilizar todas as ferramentas possíveis para combater essa doença”, enfatizou a jornalista que ainda ministra aulas na Unibrasil.

No mesmo dia 22 também acontece a palestra do publicitário João Pedro Novochadlo que falará sobre “O Publicitário Fora da Publicidade” e do jornalista Douglas Santucci da Band Curitiba que fez a cobertura da Lava Jato para a Band nacional.

Jornada

A 1.ª Jornada Municipal de Comunicação em Paranaguá é uma realização da Secretaria de Comunicação (Secom) que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro no auditório da Biblioteca Leôncio Correia. Palestras serão ministradas por jornalistas e publicitários já consolidados no mercado de trabalho. O evento é gratuito e aberto a comunicadores, estudantes e população.

“Esperamos a participação de todos aqueles que queiram entender os processos e inserir as práticas na sua profissão ou no dia-a-dia”, disse a secretária de Comunicação, Camila Roque.

Serão emitidos certificados de horas complementares aos acadêmicos e certificados de participação aos inscritos. Nos dias 22 e 23 palestras e rodas de conversa estão previstas para acontecer a partir das 19h, e no dia 24, oficinas práticas serão desenvolvidas.

Palestrantes confirmados

No dia 23, acontecerá uma roda de conversa com as jornalistas: Kelly Frizzo, Camila França, Nancyara Lima, Aline Benvenutti e a digital influencer e blogueira Priscila Torinelli, as quais abordarão o mercado de trabalho e responsabilidades da profissão em Paranaguá. Além disso, o publicitário Jean Batista Berti, apresentará uma palestra sobre Tendências do Marketing Digital.

Oficinas

No dia 24, a partir das 8h30, oficinas práticas com profissionais da área de jornalismo e publicidade ofertarão conhecimento aos participantes que receberão certificado. Os interessados devem se inscrever por meio do e-mail: jornadacomunica2018@gmail.com até o dia 22 de novembro.

Os temas são:

— Educomunicação: ferramentas e conceitos em sala de aula
— Na prática: produção e direção audiovisual
— Introdução à fotografia
— Criação e produção de um programa de rádio
— Publicidade e Propaganda: gatilhos mentais para influenciar o público

PARA SE INSCREVER, CLIQUE AQUI: https://bit.ly/2QnYsPk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *