Presidente eleito ganhou em todos os municípios do Litoral do Paraná. Por quê?

Apenas, em Guaraqueçaba, os números foram mais apertados. Nos demais, a vitória de Jair Bolsonaro foi folgada. Questão da segurança pública parece ser um dos principais motivos 

Com média de 68%, Jair Bolsonaro, garantiu os votos nas sete cidades do Litoral Paranaense. Apenas, em Guaraqueçaba, a disputa entre os presidenciáveis foi mais apertada com 51% para Bolsonaro e 48% para Fernando Haddad.

Nas demais cidades, os percentuais ficaram em torno dos 68% para o candidato do PSL e 31% para o petista.

Foi em Paranaguá, onde a maioria dos eleitores está concentrada, que Jair Bolsonaro conquistou mais votos.

Dos 98.889 eleitores, foram 78.581 votos válidos, 1.807 votos em branco e 2.702 votos nulos. E do total de votos válidos, 75,75% dos eleitores votaram em Jair Bolsonaro, restando ao candidato Fernando Haddad 24,45%.

De acordo com jornalistas, o resultado da eleição é um reflexo da insegurança que a cidade vive.  E a opinião pode ser confirmada com os números que já chegaram ao 61º homicídio, só em Paranaguá, este ano.

O número de furtos não pode ser mensurado, pois muitos casos nem são relatados ou registrados em boletim de ocorrência. A prova está no meu próprio relato que tive duas bicicletas furtadas, em dias diferentes, do prédio onde moro e não procurei a polícia. “Já entraram na minha casa, roubaram muitas coisas e nunca acharam nada e eram bens de maior valor. Acredito que acabaria em nada e não fiz o boletim”, confirmo para vocês.

Como ela, há muitas outras pessoas que não registram os furtos ou roubos. Casos como do menino , que foi assaltado por outros dois jovens quando ia para a escola viralizaram na internet. Os dois rapazes estavam de bicicleta e abordaram o adolescente de 14 anos com um facão que foi encostado no seu pescoço na região do Jardim Paranaguá, na PR 407- Estrada das Praias.

As manifestações na internet só demonstraram o medo e a sensação de insegurança que todos estão passando. “Somos reféns desses miseráveis”, disse Elizabete Santos. “O negócio é o seguinte, é o povo agir por conta própria”, disse João Vantuca.

A insegurança que vivem milhares de parnanguaras é compartilhada por moradores de, praticamente, todas as cidades brasileiras.

E o mote da busca por questões voltadas à segurança pública, são vistas como um dos fatores que influenciaram na escolha do candidato do PSL para Presidente da República.

Números

Em Paranaguá, além dos percentuais já citados, 2.702 pessoas optaram por anular seus votos no segundo turno e 1.807 votaram em branco. Houve ausência de 15,98% dos eleitores.

Em Morretes, Bolsonaro conquistou 66% dos votos dos 9.651 votos válidos, sendo que o total de eleitores registrados é de 12.442 pessoas.

71% dos eleitores de Antonina também escolheram votar no candidato de direita Jair Bolsonaro, enquanto Haddad teve 28%. Guaratuba, com 23.920 eleitores também finalizou a apuração com uma votação expressiva. 75,67% votou em Bolsonaro. Em Pontal do Paraná, Bolsonaro teve 68% dos votos válidos e o mesmo percentual se repetiu em Matinhos, com 31% para o petista nas duas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *