Marcos Meier dá dicas para os pais “sobreviverem” às férias escolares

O fim do ano vai chegando e com ele as férias escolares. Período tão esperado pelos pequenos, mas que provoca um transtorno na logística de muitos pais. Como conduzir essa época com mais tranquilidade? Quem respondeu a essa pergunta no programa Rádio Assembleia d o último dia 5 foi o educador e palestrante Marcos Meier. “Essa mudança da rotina de repente é bastante problemática, com a necessidade de ter um adulto cuidando da criançada”, comentou Meier.

Mas, além de definir quem vai ‘supervisionar’ as crianças, a preocupação envolve ainda quais atividades programar neste período. “A criança ficar o dia inteiro só no videogame, smartphone e vendo televisão causa reflexos físicos com uma musculatura flácida, problemas na coluna, postura, circulação sanguínea, graças ao excesso de tempo parado”, alertou.

Uma sugestão é buscar atividades ao ar livre. “As brincadeiras ao ar livre são muito importantes. Há um estudo que mostra que muitas crianças têm déficit de natureza, pela falta de contato mesmo, e isso as faz mais estressadas na escola. Quanto mais tempo brincar e fizer bagunça, melhor”, disse.

Meier também defende que as crianças precisam de tempo para não fazer nada. “É comum oferecermos atividades constantes. Mas a criança precisa de um tempo livre, livre mesmo, sem fazer nada. Nem computador, celular, nem tevê. A criança acaba ficando incomodada, chateada e esse é o momento em que a mente cria, inventa algo e isso é fundamental para o desenvolvimento da inteligência.

Variedades – O programa da Rádio Assembleia, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. Pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *