Macacos são encontrados mortos em Antonina e relação com febre amarela é investigada

Governo recomenda vacinação contra doença em todo o estado

Os corpos de três macacos foram encontrados em Antonina, no Litoral do Paraná, na noite de terça-feira (22). A Secretaria de Saúde (Sesa) do estado já iniciou a investigação para saber se as mortes dos animais foram causadas por febre amarela.

Os animais foram encontrados no Morro do Queimado e a luz de alerta foi acendida, pois a proximidade com o Estado de São Paulo onde muitos casos de febre amarela estão sendo registrados.

Segundo informações da Prefeitura de Antonina, um dos corpos só tinha os ossos, o outro estava em estado de decomposição bem adiantado e o terceiro estava com uma aparência como se tivesse morrido há pouco tempo.

Alerta

Segundo a Sesa, a recomendação é que as pessoas procurem a vacina contra a febre amarela nas unidades de saúde de todo o estado.

A médica veterinária do Centro de Vigilância Ambiental de Saúde, Ivana Belmonte, alerta para que as pessoas não matem os macacos com medo da doença, uma vez que eles não transmitem a doença – de acordo com a Secretaria de Saúde, a desinformação já levou pessoas a cometerem o crime de matar macacos em São Paulo e no Rio. A Sesa lembra que os animais são aliados no combate à doença, pois podem sinalizar para a existência do mosquito com o vírus transmissor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *