Cemitério abandonado provoca polêmica no Litoral

3.4- cemitérioEm Pontal do Paraná, o município mais novo do Litoral, há uma polêmica por causa de um cemitério abandonado onde há túmulos quebrados e imagens religiosas destruídas, além do mato que tomou conta do cemitério no balneário da Praia de Leste.

Muitos túmulos estão abertos e alguns por decisão dos familiares que transferiram os mortos para o cemitério de Pontal do Sul. Segundo moradores, a polícia já teve que ser chamada para “botar pra correr” pessoas que estavam fazendo uso de drogas ou atrás de bandidos enquanto pais e mães estavam com seus filhos dentro de casa. “Quase teve tiroteio dentro do cemitério”, disse a dona Rosa Fabris.

Com o abandono, o local passou a ser ponto de encontro de usuários de drogas e moradores de rua. Um mendigo usava um dos caixões abertos como cama. Pelo menos há 10 anos, ninguém é enterrado na Praia de Leste. O terreno é particular e a limpeza é responsabilidade da prefeitura.. De acordo com a Prefeitura de Pontal do Paraná, assim que o translado dos mortos for concluída, a prefeitura vai desapropriar a área que será transformada numa praça.

Polêmica

Uma praça pública sobre o que já foi um cemitério está causando polêmica entre os moradores. Muitos não pensam nem em usar o local. “Eu não frequentaria.. Acho que quando a gente morre quer o descanso eterno”, disse uma moradora. Para outro morador de Praia de Leste “um lugar de tristeza vai voltar a ser um lugar de alegria. Eu frequentaria”. “Acho que durante o dia eu até frequentaria, mas á noite não”, diz uma senhora que mora próximo ao local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *