Promotoria processa Estado para garantir tratamento a paciente com hepatite C

 A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Matinhos (Litoral do Estado) ajuizou, nesta segunda-feira (04/01), ação civil pública em favor de paciente portador de Hepatite C crônica, com o objetivo de obrigar o Estado do Paraná a fornecer medicação.

Segundo a Promotoria, o paciente está em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Vicente, em Curitiba, em condições consideradas “gravíssimas” pelos médicos. “A patologia de que o autor é portador, sobre estar comprovada com os resultados dos exames a que se submeteu (inclusive biópsia) e ora anexos por cópias reprográficas autenticadas, é daquelas que, segundo lhe foi informado pelo profissional médico que o assiste, exigirá um acompanhamento médico constante, vez que o vírus poderá ceder à medicação e, tempos após, retornar”, sustenta a promotora de Justiça Carolina Dias Aidar de Oliveira. “A hepatite crônica do tipo C, se não combatida com eficácia, pode provocar a cirrose e risco de carcinoma hepatocelular”, destaca trecho da ação.

O MP-PR requer à Justiça que o Estado forneça ao paciente – através da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá – o medicamento e todos os insumos necessários para administrá-lo, enquanto o tratamento for necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *