Pescadores se preparam para Festa da Tainha

Grupo participou do curso de boas práticas de manipulação de alimentos em Paranaguá

essa grupoA insulana Fátima Pereira, da comunidade de Amparo, aprovou a iniciativa da Prefeitura de Paranaguá que promoveu o curso de boas práticas de manipulação de alimentos para todas as pessoas que irão trabalhar nas cozinhas da Festa da Tainha que começa na próxima semana. O trabalho está sendo acompanhado pela Fundação Municipal de Turismo que promoveu a parceria com o Senac.

Fátima Pereira

Fátima Pereira

“Eu trabalho com a minha família há muito tempo, mas nunca participei de um curso como este que enriquece o nosso conhecimento. Algumas coisas a gente já sabia e outras vêm pra acrescentar”, disse ela. “Entre as orientações está o armazenamento dos alimentos na geladeira. Em casa a gente faz de um jeito, mas num evento como esse, o cuidado deve ser redobrado”, continuou. Ela participou do curso de boas práticas de manipulação de alimentos realizado nesta terça-feira, dia 11.  Aproximadamente, 200 pessoas, participaram do curso realizado no auditório do Teatro Municipal “Rachel Costa”.

Claiton com parentes e amigos no curso

Claiton com parentes e amigos no curso

O representante do município de Guaraqueçaba, Claiton Oliveira, disse que o curso foi importante. “Tiramos dúvidas e ganhamos conhecimento na manipulação de alimentos”, reforçou. Para ele a expectativa para o início da festa é boa. “Esperamos que tenha um bom movimento, que venham prestigiar a nossa barraca. Vai ter um preço único e estamos lá pra atender bem. Eu, minha esposa e meus filhos vamos estar lá para trabalhar e fazer um bom atendimento”, garantiu.
Para o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Rafael Guttierres Júnior, o evento é importante pois aumenta a qualidade do serviço oferecido. “Estamos executando o que o prefeito Mário Roque determinou, ou seja, de promover práticas que contribuam para o engrandecimento da festa, fazendo a capacitação e qualificação daquelas pessoas que atuam diretamente num evento gastronômico”, reforçou Rafinha. E, segundo ele, também será estabelecida uma parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura para qualificar os ambulantes e permissionários de Paranaguá.
Os pescadores tiveram um dia inteiro de curso ministrado pela professora do Senac,

Instrutora Fernanda Madruga

Instrutora Fernanda Madruga

Fernanda Madruga que repassou todas as orientações. “Reforçamos a importância do trabalho deles por ser um grande evento que a cidade realiza”, disse ela. Entre as orientações repassadas está a importância de fazer solução clorada para limpar vegetais e frutas, misturando um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária, deixar 15 minutos de molho, enxaguar para usar. Ela ainda falou da importância de guardar os ovos em recipientes de plástico, evitando na geladeira a famosa caixinha de papel que é suja e nem precisa lavar o ovo, cuidar com a temperatura do óleo que, depois de muito quente, libera uma substância tóxica que é cancerígena, e por isso deve-se evitar queimar o óleo no preparo.
O grupo começou a participar das atividades com certa timidez, mas com o passar do dia, eles foram tirando suas dúvidas e participando de todas as programações propostas pela instrutora.
A Festa da Tainha começa no próximo dia 19 de junho na Praça de Eventos “29 de Julho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *