Biblioteca “Mário Lobo” será inaugurada neste mês

Desde a entrega do prédio aonde funcionava a Antiga Santa Casa, no ano de 2010, aguarda-se a abertura do espaço a população

5.1-thumbRecentemente, o deputado estadual Alceu Maron Filho ouviu do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, que o espaço realmente será utilizado para instalação da biblioteca, e a sua inauguração acontecerá no dia 29 de julho, dia do aniversário de Paranaguá.
O deputado destaca a importância do espaço para a cultura do litoral. “Como se cogitava a utilização do local por instituições culturais de Paranaguá, em virtude do espaço ainda não ter sido inaugurado, fomos buscar a informação junto ao secretário da pasta, que nos informou que a área realmente acolherá a biblioteca Mario Lobo, pois o acervo e mobiliário está todo adquirido. A Biblioteca será inaugurada no dia 29 de Julho, dia do aniversário de Paranaguá. Esta é uma notícia muito boa, pois teremos mais uma opção de espaço de cultura na cidade, bem como para o litoral. Será uma biblioteca moderna, dentro de um novo conceito”, destaca Maron.
No prédio funcionará uma biblioteca de 850 metros quadrados, delineada para ser um ambiente cultural multiuso e contará com acervo de livros clássicos e modernos, audiolivros, material audiovisual, salas para: vídeos, cursos, reuniões e computadores com acesso à Internet. O acervo da biblioteca será composto por mais de 14 mil exemplares, contemplando a literatura Paranaense, literatura clássica, dentre outros títulos.
Inaugurado como hospital em 1835, o edifício abrigou a segunda Santa Casa mais antiga do Brasil, e tem valor histórico.

 Homenagem
Alceuzinho, destaca que o espaço recebe o nome de um parnanguara que foi dedicado as causas de Paranaguá. “Esta é uma justa homenagem a um ilustre parnanguara. Mario Lobo, falecido em 2007, foi um advogado, dirigente partidário e esportivo, superintende da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e ocupou diversos cargos públicos na prefeitura e no Governo do Estado. Durante sua vida teve um gosto dedicado a literatura e pelo esporte, mas sempre esteve na luta pelas causas e interesses da cidade”, enfatizou Maron.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *