Idosos poderão receber vacinas em casa

Projeto é apresentado pelo vereador Arnaldo Maranhão

5.4- arnaldoO programa Vacinação Domiciliar de Idosos foi apresentado na Câmara de Vereadores de Paranaguá e aprovado por unanimidade. O programa foi proposto pelo vereador Arnaldo Maranhão.

Ele explicou que o programa será destinado aos cidadãos idosos, com 60 anos ou mais, que deve solicitar por si mesmos ou por familiares ou através de responsáveis legais, a aplicação das vacinas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas casas desses idosos.

“A idéia é atender a pessoas que, comprovadamente, estejam impossibilitadas de se deslocar até os locais de vacinação”, destacou o vereador Maranhão.

As vacinas a serem aplicadas serão contra gripe (H1N1); contra pneumonia; contra difteria e tétano; vacinas tornadas obrigatórias eventualmente, por força de lei e aquelas que são oportunizadas em campanhas específicas do Governo Federal, Estadual e Municipal, além das doses de reforço, inclusive de outros tipos de vacina, quando for o caso.

O trabalho será executado por profissionais que já atuam nos quadros da prefeitura e o programa poderá ocorrer durante todo o ano, mas sua realização será executada, prioritariamente, no período de campanha de vacinação de idosos fixado pelo Poder Público.

“Acredito que esta iniciativa vai ajudar os idosos. Por si só essa ação reduzirá tanto as necessidades de internações, como de intervenções para tratamento de infecções de prevenção, reduzindo assim os riscos para essa faixa etária e os custos para o SUS”, defende o vereador. “Os idosos terão uma qualidade de vida melhor, pois serão atendidos em seus lares, onde não enfrentarão filas de espera e outros inconvenientes, pois não possuem disposição para aguardar atendimento em salas de espera que normalmente não possuem estrutura para abrigar a demanda total da comunidade”, completa o vereador Maranhão em sua justificativa.

A proposta do vereador ganhou a adesão dos demais vereadores que votaram a favor da matéria que, deve seguir para a sanção do prefeito Edison Kersten.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *