Escolas estaduais tombadas serão restauradas pelo governo. São 5 no Litoral

Fachada Faria Sobrinho1Estudar na mesma sala de aula onde os avôs, pais e irmãos aprenderam a ler e escrever. Caminhar por corredores e escadas que existem há 80, 100 anos. No Paraná, as 14 escolas tombadas pelo Patrimônio Histórico – e que ajudam a contar a história da Educação no Estado – vão passar por obras de restauro com a participação de arquitetos e historiadores.

As escolas tombadas ficam em Curitiba, na Lapa, Ponta Grossa, Paranaguá e Antonina e, de forma inédita, serão contempladas em um edital de restauro. A Secretaria de Estado da Educação está preparando o processo de restauração dessas 14 unidades tombadas.

O edital deve ser publicado até o início de 2014. Somente nos projetos para a restauração dos colégios devem ser investidos entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões. O investimento será feito em parceria com o governo federal. “Esse trabalho de preservação é extremamente importante. Cuidar e preservar para que as gerações futuras não percam a história e as lições do passado”, disse o governador Beto Richa.

As escolas a serem restauradas no Litoral são:

  1. Instituto Estadual de Educação Doutor Caetano Munhoz da Rocha – Paranaguá
  2. Escola Estadual Faria Sobrinho – Paranaguá
  3. Centro Estadual de Educação Professor Doutor Brasílio Machado – Antonina
  4. Colégio Estadual Rocha Pombo – Antonina
  5. Colégio Estadual Moysés Lupion – Antonina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *