Navio da National Geographic volta a Paranaguá

normal_IMG_4744Atracou esta manhã (20), no Porto de Paranaguá, o navio de passageiros National Geographic. É o primeiro navio de passageiros a atracar em Paranaguá nesta temporada. A embarcação retorna ao Litoral do Estado com cem passageiros e 97 tripulantes a bordo. O navio faz apenas uma escala técnica em Paranaguá e parte no fim da tarde rumo ao Rio Grande do cul.

Os passageiros aproveitaram a parada técnica para conhecer as belezas da região. Enquanto um grupo optou conhecer a Serra do Mar de trem, outro foi de barco até Guaraqueçaba. A viagem faz parte do roteiro da América do Sul, da National Geographic. Paranaguá é o meio do trajeto, que tem duração de 18 dias. O navio partiu de Salvador, no último dia 12, e vai até Buenos Aires, na Argentina, passando por Ilhéus, Abrolhos, Rio de Janeiro, Parati/Anchieta, Rio Grande e Montevideo (Uruguay).

A maioria dos turistas do navio é dos Estados Unidos. Porém, há também passageiros israelenses, gregos, espanhóis, suecos, canadenses, dinamarqueses, venezuelanos, dinamarqueses, poloneses, holandeses, irlandeses e sete brasileiros. A faixa etária dos turistas varia de 17 a 86 anos.

Como explicou, na primeira vez que o navio parou em Paranaguá (19 de outubro de 2013), o capitão do navio, o diferencial desta embarcação é que a viagem é uma expedição, na qual se permite aos passageiros vivenciar lugares que a National Geographic costuma cobrir em suas reportagens, filmes e documentários. Na viagem, não tem luxos como piscina e cassinos, os mergulhos são no mar e, nas horas vagas, há palestras e aulas sobre a diversidade do itinerário.

O navio mede 112 metros de comprimento, tem 16,5 metros de boca (largura) e é equipado com tecnologia avançada, totalmente estabilizado e tem capacidade para 148 pessoas em 81 cabines, 13 com varanda. Na embarcação, todo o lixo é separado (em 16 tipos) e processado conforme o material – existe uma sala específica para esse trabalho de reciclagem a bordo.
Entre os passageiros, pesquisadores profissionais de diversas áreas – biologia, cultura, fotografia, entre outras – e pessoas comuns, mas curiosas e interessadas em aventura. Cada expedição é acompanhada por um time de profissionais – das mais diversas áreas como zoologia, biologia, ornitologia, geologia, história, fotografia e outras. Nesta tem, pelo menos, onze nesse time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *