Alteração da poligonal provoca manifestação dos TPAs no Porto de Paranaguá

Assunto será debatido em encontro na Câmara de Vereadores, hoje,com todos os sindicatos

5.1- faixa 2Trabalhadores Portuários Avulsos de Paranaguá (TPA´s) realizaram uma manifestação no Porto de Paranaguá na última terça-feira. O protesto foi pacífico e aconteceu devido a preocupação dos trabalhadores com o estudo da Poligonal do Porto, que segundo eles, pode causar perdas de postos de trabalho para a classe.

O presidente do Sindicato dos Estivadores e da Frente Intersindical de Paranaguá, João Lozano, explicou que o objetivo é prorrogar o prazo da consulta pública que, inicialmente, estava marcada para hoje. A Secretaria Especial de Portos anunciou que prorrogou o prazo, como o Blog da Luciane divulgou ontem.

5.1- faixa 4“Quem vai perder com a nova poligonal são os trabalhadores, o comércio local e o Porto”, dizia uma das faixas.  “A comunidade portuária está preocupada com a forma como estão tratando a nova poligonal”, dizia em outra faixa usada na manifestação dos trabalhadores.

“Hoje, o porto organizado requisita a mão-de-obra de todos os sindicatos”, explicou Lozano. “Somos contra a poligonal porque vai desmembrar o porto público do privado. Querem fazer porto no Imbocuí, em Pontal do Paraná e agora estamos lutando para que isso não aconteça, pois isso terá interferência no nosso mercado de trabalho”, enfatizou Lozano, durante a manifestação.

 Novo encontro

E hoje, haverá um novo encontro entre presidentes de sindicatos e trabalhadores, além de lideranças de outras entidades para falar sobre a poligonal, a atual proposta e o que pode acontecer com a alteração da área portuária. O encontro acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores. “Toda a população está convidada. Precisamos ser respeitados”, destacou Lozano.

O encontro na Câmara acontecerá no auditório, a partir das 9h.

Fotos: Jornalismo da Ilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *