Desembargador do TRE quer biometria em quatro cidades do Litoral

TRE quer expansão da biometria para 40% dos eleitores em 2016

3.2-jucimarO TRE-PR pretende ampliar o uso das urnas biométricas que já atende 25% do eleitorado no Estado para 40% nas eleições municipais de 2016. A meta é do desembargador Jucimar Novochadlo, que assumiu a presidência do tribunal na última segunda-feira, 2. Hoje, dos oito milhões de eleitores paranaenses, apenas dois milhões têm suas digitais cadastradas no sistema. “Já estamos realizando biometria na região metropolitana de Curitiba, especialmente em Colombo, São José dos Pinhais, Bocaiúva do Sul e Pinhais. Também nas cidades do Litoral, como Paranaguá, Antonina, Guaratuba e Matinhos”, afirmou Novochadlo.

A votação biométrica ocorre ainda em Curitiba, Londrina, Maringá, Tamarana, Doutor Camargo, Floresta, Ivatuba, Paiçandu, Campo Largo e Balsa Nova. A expansão para outras regiões depende do TSE que define sobre o tipo de cadastro a ser efetuado. “No sistema fechado, o Tribunal faz a convocação dos eleitores, com um prazo. Já no aberto, na medida em que ele (eleitor) precisa de um documento, vai até o cartório eleitoral e lá são coletados os dados para a biometria, que é o que vem acontecendo.” O custo para a realização de um único cadastro é de R$ 6.

Outra meta de Novochadlo é concluir, até o fim do ano, as obras do novo fórum de Cascavel e a reforma do de Foz do Iguaçu, os dois na região Oeste. Conforme o TRE, o Paraná possui hoje 206 zonas eleitorais e 139 fóruns inaugurados, restando 15 em fase de construção. O magistrado informou, ainda, que nos próximos pleitos mais duas cidades paranaenses devem contar com segundo turno: Foz e São José dos Pinhais, ambas próximas de atingir o número mínimo de 200 mil eleitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *