Saiba como foi a sessão da Câmara de ontem

fotocapa-580x435Mais de 20 requerimentos para votação ontem na Câmara

A Câmara de vereadores começou o ano com uma das sessões mais disputadas. Além de um plenário cheio (faltou até cadeira para pessoas sentarem) muitos requerimentos foram analisados na sessão realizada ontem à noite.

Foram projetos ou requerimentos variados, o que provocou muita discussão entre os vereadores a cada momento que antecipava as votações.

Mais terrenos regularizados no futuro

Primeira matéria a ser votada na noite de ontem era sobre lotes a serem alienados.

O vereador Adalberto Araújo pediu vistas, ou seja, mais uma “olhada” a mais no processo antes de votar. O pedido do vereador foi rejeitado e a matéria foi à votação.

O vereador Adalberto ainda se absteve de votar porque não havia croquis para mostrar que região era aquela. Detalhe, o projeto está há seis meses na Câmara.

O líder do governo, vereador Maranhão, lembrou que são mais de 80 famílias que terão situação regularizada. O loteamento fica na vila Divinéia e a relação dos locais constava da mensagem. O objetivo é que estes cidadãos possam comprar o terreno onde moram, mas desta forma, eles  vão ter terrenos regularizados.

Semana de combate à violência contra a mulher

Como primeira presidente do Conselho municipal da mulher de Paranaguá, defendo toda iniciativa que vise o combate à violência, além de ajuda e atendimento às mulheres são vítimas também.

Por isso, fico imaginando o que poderá ser feito na Semana municipal de Combate à violência contra a mulher, proposta pelo vereador Adriano Ramos, e aprovada ontem à noite na Câmara de vereadores.

O projeto institui o período de 2 a 8 de maio como esta semana de combate. Ao dar seu voto favorável à iniciativa do colega, o vereador Márcio Costa lembrou que ele tem um projeto aprovado que cria um espaço para mulheres vítimas de violência.

Nipo garante Utilidade Pública Municipal

O vereador e presidente da Casa de Leis, Jozias de Oliveira Ramos, apresentou projeto tornando a Associação Nipo Brasileira de Paranaguá de Utilidade Pública municipal.

Os vereadores aprovaram porque conhecem as consequências do ato. Tornando uma associação como essa de Utilidade Pública, eles têm condições de conseguir recursos em nível municipal. E acredito, inclusive, que dependem desta aprovação para buscar  a garantia da Utilidade Pública Estadual e até Nacional.

A Associação Nipo atua em diversas áreas como cultura, esporte e educação da comunidade japonesa em Paranaguá e amigos.

Requerimentos rejeitados

vereadores da bancada de oposição requereram vários pedidos de informação à Prefeitura que foram rejeitados pela maioria com muitas justificativas. Pedidos relacionados a prazos para implantação de melhorias em bairros, licitações e previsão de início de obras.

Entre as justificativas para rejeitar os pedidos, estavam situações como repetições de solicitações já apresentadas anteriormente por outros vereadores, ou até pela possibilidade de conseguir as informações, diretamente, nas secretarias responsáveis.

Requerimento aprovado

Adriano Ramos solicitou guardas municipais em vários locais da cidade como creches, escolas e postos de saúde. O requerimento do vereador foi aprovado pelo voto de minerva, do vice-presidente da Casa, mas naquele momento presidindo a sessão, vereador Arnaldo Maranhão.

Presidente do Sismmap falará na Câmara e abono é garantido

A próxima sessão da Câmara será iniciada com uma fala, de aproximadamente, 15 minutos, da presidente do Sindicato dos Profissionais do magistério municipal de Paranaguá. A proposta foi aprovada pelos vereadores na sessão de ontem. Além dessa aprovação, os vereadores também aprovaram o abono aos professores que faltaram ao trabalho, por conta da manifestação que fizeram reivindicando pagamentos e melhorias salariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *