Empresa colabora com a limpeza da cidade dando exemplo

Pracinha do bairro ganhou uma limpeza feita pela empresa Aço Total. Desta vez eles resolveram divulgar para incentivar pessoas e empresas

Espaço DEPOIS da limpeza

Espaço DEPOIS da limpeza

Os moradores do bairro da Vila Itiberê acordaram no domingo com a pracinha da região mais limpa, árvores podadas e pintura do espaço.

A iniciativa da limpeza do local foi da empresa Aço Total. “Esperamos que todos colaborem com a manutenção e zelo, que não permitam que moradores de outra região ou da nossa venham a sujar novamente”, avisaram os proprietários da empresa na rede social Facebook.

Há 17 anos a empresa faz uma ação como esta e os moradores mais antigos são testemunhas. Porém, desta vez, eles resolveram divulgar na internet como uma forma de incentivar outras empresas e moradores de outras regiões a fazerem o mesmo.

Situação ANTES da limpeza

Situação ANTES da limpeza

“Também para que todos os moradores ajudem a zelar, vigiar para que não volte a acontecer de jogarem entulhos”, completam os responsáveis.

Entulhos

Vale ressaltar que a responsabilidade sobre a destinação do entulho é do gerador do resíduo. O Código de Posturas do Município, em seu artigo 33, inciso V, diz que é ilícito, ou seja, probido “deixar de remover os restos de entulhos resultantes de construção e reconstrução, bem como de podas de jardins e cortes de árvores”.

O artigo 40 também deixa claro que “é proibido ainda lançar nos logradouros, nos terrenos sem edificações ou nas várzeas, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem, entulhos, cadáveres de animais, fragmentos pontiagudos ou qualquer material que possa causar incômodo à população ou prejudicar a estética da cidade, bem como queimar, dentro do perímetro urbano, qualquer substância nociva à população e ao meio ambiente”.

DENÚNCIAS 
A população pode colaborar para manter a cidade limpa denunciando os casos de descarte incorreto de entulho. O telefone para denúncias é o 153, da Guarda Civil Municipal, ou o 3420-2967,da Semma.

A multa por descarte incorreto começa a partir de 200 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), que equivalem hoje a cerca de R$ 490 reais. No entanto, o valor varia em função da extensão do dano, da quantidade de material descartado e se o cidadão é reincidente. O maior valor já aplicado pela Semma até hoje foi de R$ 46 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *