Feira de Saúde acontece hoje com foco na prevenção à Hanseníase

Ações acontecem no Terminal Urbano de Paranaguá das 10h às 16h

3.3-IMG_1231A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a 1ª Regional de Saúde e as Faculdades Pequeno Príncipe realizam, hoje, a Feira de Saúde, com serviços e programação no Terminal Urbano de Paranaguá. As ações começam às 10h e vão até 16h e terão o foco na Hanseníase.
De acordo com a Semsa, o trabalho de prevenção e conscientização será dividido em oito estações temáticas: O que você sabe sobre a Hanseníase?; Conhecendo a doença; Prevenção de Hanseníase; Triagem Rápida de Manchas – Exame de Mancha Aparente; Aferição de pressão arterial; Glicemia; Câncer de Pele; Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Uma paródia musical com o tema “Educar para Prevenir” também será apresentada.
A realização da Feira de Saúde é o fechamento do projeto contemplado pelo edital nº 19 de 2013, que prevê parceria entre as Faculdades Pequeno Príncipe, Semsa e 1ª Regional de Saúde, para capacitação dos profissionais de saúde, sensibilização de lideranças comunitárias e comunidades portuárias.

HANSENÍASE 
A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa transmitida pelo ar – e não pelo toque na mancha. No entanto, a transmissão do agente causador da doença não é tão fácil quanto o da tuberculose, o que explica a baixa incidência. Em Paranaguá, a Prefeitura mantém um setor especial para atendimento dos pacientes diagnosticados ou suspeitos de ter a doença – cujo principal sintoma é o aparecimento de manchas vermelhas, brancas ou marrons na pele com perda de sensibilidade no local. O centro de tratamento fica no CMD João Paulo II, na vila Divineia.
Para mais informações sobre a doença e sobre o centro de tratamento para pacientes de Hanseníase, o telefone de contato é o 3420-6146.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *