Zzzzzzzzzzzzzzzz- Crônica do Dia

kátia-muniz2Por: Katia Muniz                                                                        katiacronicas@gmail.com.br

Cada pessoa tem um ritmo nas horas de sono, que consegue pôr em prática quando as responsabilidades e as obrigações não batem à porta.

Se você é notívago, ou seja, gosta de dormir tarde e, por consequência disso, acordar tarde, coitado!

A padronização no mundo das empresas pede que às 8h da manhã você esteja a postos. Isto significa que, dependendo da cidade onde mora e do meio de transporte que utiliza, você tenha que se pôr em pé com duas, três horas de antecedência.

Lembrando que para muitas pessoas se pôr em pé, não é o mesmo que acordar.

Algumas balbuciam um bom-dia pouco audível enquanto se arrastam.

O cérebro automatizado fornece os comandos. Banheiro é aqui. Café da manhã. Escolha uma roupa, escolha uma roupa…, apresse-se, pois a hora corre.

Lá vai você dirigindo o seu carro. Executa os movimentos no piloto automático que o carro, infelizmente, não possui. Vira à direita, vira à esquerda. É um perigo à solta. No trânsito, ninguém percebe suas pálpebras pesadas, suas olheiras acinzentadas, seu mau humor, seu sono brutalmente interrompido.

Durante a manhã, fala o mínimo possível. Torce para que não tenha que tomar nenhuma decisão. Morre de medo de se comprometer com algo que, ao acordar, não possa cumprir.

Serviços executáveis em quinze minutos levam uma hora. Você disfarça o indisfarçável. Tenta, sem sucesso, pôr para funcionar o seu corpo, que implora uma cama.

Sempre admirou os que estão às 6h da matina praticando exercícios físicos; os pedreiros que chegam às obras, às 7 horas, pontualmente; os professores que se põem a ensinar para os alunos que bocejam.

Almoça, faz a sesta, espreguiça-se, lava o rosto. Coloca, enfim, um sorriso verdadeiro no rosto. Fala em tom firme e anda com passos certeiros. Finalmente acordou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *