Aeroporto de Paranaguá deve receber investimentos do Governo Federal

Programa de Aviação Regional vai beneficiar os aeroportos de Foz e o de Paranaguá pelo turismo

3.1- aeroportoO Programa de Aviação Regional do Governo Federal selecionou 15 aeroportos do Paraná para receberem investimentos. Entre eles, estão o aeroporto internacional de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e o de Paranaguá, no Litoral. Os dois aeroportos foram escolhidos em parceria com o Ministério do Turismo porque são considerados estratégicos para o turismo nacional.

A escolha se baseou em critérios técnicos do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, conforme informou a Secretaria de Aviação Civil (SAC).

O aeroporto internacional de Foz do Iguaçu opera voos regulares por companhias aéreas. O destino é bastante procurado em função do Parque Nacional do Iguaçu, que contempla as Cataratas do Iguaçu.  O projeto ainda está em fase de Estudo Preliminar (EP), para serem detalhadas as necessidades do aeroporto e definidos os valores que serão investidos.

Já em Paranaguá, estão previstas a construção de um novo terminal de passageiros, ampliação do pátio de aeronaves, recuperação da pista de pouso e decolagem e da faixa de taxiway. O projeto também está em fase de Estudo Preliminar (EP).

O aeroporto de Paranaguá não opera voos regulares, entretando, conforme a SAC, as companhias aéreas demonstraram interesse em operar no trecho que atende uma importante região turística e econômica do Paraná.

Com certeza, a notícia vai provocar preocupações, pois há dúvida de que, ao investir no Aeroporto, localizado no Aeroparque, possa interferir na estrutura do seu entorno utilizada como um dos poucos locais de lazer dos moradores da cidade.

Além dos dois, também foram selecionados os aeroportos de BandeirantesLondrina,MaringáUmuaramaToledoCampo MourãoTelêmaco BorbaCascavelPonta Grossa,GuarapuavaFrancisco BeltrãoPato Branco e União da Vitória.

Programa

O Programa de Aviação Regional foi criado em 2012 e tem o objetivo de levar desenvolvimento e serviços sociais para lugares distantes das capitais do país.

A Secretaria de Aviação Civil vai investir cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou na reforma de 270 aeroportos em todo o Brasil. Desses, 15 são do Paraná.

Além disso, o objetivo também é encurtar as distâncias, para que 96% da população esteja a, no máximo, 100 quilômetros de um aeroporto.

O investimento vem do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC). A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita pelo governo federal.

Um comentário em “Aeroporto de Paranaguá deve receber investimentos do Governo Federal

  1. Parabéns! Espero que o novo aeroporto a ser construído seja um aeroporto regional do século 21, ou seja:
    1) Pista Mínima de 1.700m
    2) Largura Mínima da pista de 30m
    3) Resistência do piso para suportar no mínimo 29t
    4) Voo por instrumento baseado em informações GPS
    Saudações,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *