TCE identifica excesso de diárias em câmaras e Prefeitura do Litoral

transparenciaO Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) identificou excessos em pagamentos de diárias em 45 prefeituras e câmaras municipais em 2014, numa operação “pente fino” que aponta um valor total de gastos superior a R$ 5,8 milhões. Segundo o presidente do TCE, conselheiro Ivan Bonilha, as 27 câmaras e 18 prefeituras foram rastreadas pelo Procedimento de Acompanhamento Remoto (Proar). Os responsáveis pelos eventuais excessos – individuais e totais – estão sendo notificados e terão 30 dias para justificar os valores.

Em relação ao Executivo, prefeitos de 18 municípios obtiveram 1.330 diárias no ano passado, o que representa cerca de R$ 565 mil. Cerca de 80% dos municípios são de pequeno porte, o que torna o fato ainda mais grave, avalia Bonilha. Há suspeita de que a emissão de diárias em excesso sirva para aumentar a remuneração dos agentes públicos. Tendo em vista o prazo dado para a apresentação da defesa por parte dos notificados, num primeiro momento os beneficiários das diárias não terão seus nomes divulgados pelo Tribunal.

Mas são poucos os que querem saber destes detalhes. O que o povo quer saber mesmo é que cidades estão na lista. E vou destacar, apenas os municípios do Litoral que não passaram no teste do pente fino. As Câmaras de Guaraqueçaba, Antonina e  Guaratuba têm problemas.

E a única prefeitura do Litoral que ficou na lista negra é a de Guaraqueçaba.

Coluna Informe do dia 21/08/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *