Cais da TCP poderá atender navios com maior capacidade

Dragagem foi realizada pela autarquia portuária e empresa pediu estabelecimento de novo calado operacional

????????????????????????????????????

Para continuar recebendo grandes navios, a TCP- empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá passou por uma dragagem de manutenção no berço 217.

O objetivo era dessassorear a área para que fosse restabelecida a capacidade total do berço de atracação.

Anteriormente, o berço 217 estava com 13 metros de profundidade e, por questões naturais, estava operando com aproximadamente 11 metros.

“Essa é uma operação padrão que precisa ser realizada regularmente já que o processo de assoreamento é um fenômeno natural e quando ocorrem reduz a  capacidade operacional do Terminal”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente e Comercial da TCP.

Moraes e Silva explica que a operação é importante para que o Terminal possa continuar recebendo grandes navios com segurança, sem perder a agilidade nas operações portuárias. “A restrição de profundidade do Terminal faz com que exista uma restrição de calado e, consequentemente, uma  redução na capacidade de carga. Mantendo a profundidade do canal, conseguimos manter a alta produtividade do Terminal no berço que é equipado com os mais modernos equipamentos do mercado mundial”, enfatiza.

A operação para a retirada dos sedimentos foi realizada pela APPA, e teve a duração de um dia. Após a operação, a TCP realizou uma batimetria (medição da profundidade da área) e encaminhou pedido para às autoridades portuária e marítima, pedindo o estabelecimento de novo calado operacional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *